Se a palavra inovação e energia estão juntas, a Amperi também está. Atenta ao que há de mais moderno e tecnológico em soluções elétricas, a Amperi marca presença, pela quinta vez, no evento Intersolar South America, entre os dias 23 e 25 de agosto de 2022, em São Paulo. Trata-se, então, do maior encontro da maior feira e congresso para o setor solar da América do Sul, na qual são compartilhadas experiências e apresentados produtos inovadores para o setor. 

Desta vez, a Amperi fará o pré-lançamento da sua Linha Termográfica durante a feira Intersolar e apresentará aos visitantes os modelos de câmeras térmicas que estarão disponíveis em seu portfólio. As novidades em termografia são instrumentos fáceis de operar, desenvolvidos para diagnóstico e detecção de falhas elétricas em instalações industriais e civis, com termovisores capazes de prevenir problemas em inspeções de -20°C a 550°C. Para saber mais sobre as câmeras e, por certo, as possibilidades de uso das imagens térmicas no comissionamento de sistemas fotovoltaicos, acompanhe a leitura deste artigo. 

Mercado de energia solar em expansão 

Antes de falar sobre as câmeras térmicas e o uso nos sistemas fotovoltaicos, vamos olhar um pouco para o cenário da energia solar. O Brasil vive um momento importante nesse segmento, pois, em 2020, mesmo em contexto pandêmico, a capacidade energética do setor cresceu cerca de 52%. 

Desse modo, hoje, a energia solar é vista como a principal fonte a encabeçar a retomada verde no país e a transição para uma economia 100% limpa e renovável, seguida da eólica, hidrelétrica e do gás natural, segundo reportagem publicada na revista Exame. 

Já em 2019, o mercado de energia solar teve crescimento recorde por aqui, crescendo mais de 212% e alcançando a marca de 2,4 GW instalados. Segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), foram instalados mais de 110 mil sistemas fotovoltaicos de mini e microgeração, correspondendo a R$ 4,8 bilhões e, portanto, 15 mil profissionais trabalhando na área.

O Brasil é um país com altos índices de irradiação solar, sendo assim, podemos dispor de um bom desempenho dos sistemas fotovoltaicos a partir dos fatores climáticos, já que sua eficiência em determinadas regiões pode ser muito mais satisfatória por meio da captação dos raios solares.

Câmeras térmicas, sistemas fotovoltaicos e Amperi na Intersolar South America 

A Amperi acompanha a evolução do setor de energia solar e, por certo, está cada vez mais consciente de que a tecnologia solar fotovoltaica está deixando de ser uma ideia do futuro para se tornar uma tecnologia do agora. Dessa forma, em sua participação na maior feira do setor da América Latina, a Intersolar, a Amperi fará o pré-lançamento de sua Linha Termográfica, composta pelos seguintes modelos de câmeras térmicas:

Este modelo de câmera térmica é ideal para diagnósticos em engenharia civil (predial), inspeção HVAC, manutenção de facilities e manutenção elétrica. Assim, a câmera termográfica AMP210 é uma ferramenta portátil, com detector IR de 256×192 e luz visível de 200W pixel. Além disso, possui excelente desempenho em qualidade de imagem e duração da bateria e gera imagens térmicas infravermelhas detalhadas e de fusão de luz dupla. 

A câmera termográfica AMP120 é ideal para diagnósticos em engenharia civil (predial), inspeção HVAC, manutenção de facilities e manutenção elétrica. Ela é uma ferramenta portátil, capaz de captar imagens térmicas infravermelhas detalhadas e de fusão de luz dupla. Este modelo possui detector IR de 120×90 com luz visível de 200W pixel e possui excelente desempenho em qualidade de imagem e duração da bateria . 

O terceiro modelo é a AMP90 que trata-se de um dispositivo móvel capaz de transformar o smartphone em uma câmera térmica, permitindo que você veja o mundo invisível com seus olhos. O recurso possibilita o encontro e a correção de problemas de HVAC com rapidez e precisão, detectando, assim, falhas de construção e elétricas de forma eficaz e segura.

Mas como a termografia pode ser aplicada aos sistemas fotovoltaicos? 

Assim, nas usinas e sistemas fotovoltaicos, as câmeras térmicas, como as apresentadas pela Amperi na feira solar, em São Paulo, são aliadas dos processos de inspeção ao medir a temperatura e detectar anomalias com precisão, facilitando a rotina, simplificando a conclusão de uma análise qualitativa e permitindo a visualização rápida de diferenças de temperatura capazes de indicar possíveis deficiências nas estruturas.

De fato, as câmeras térmicas têm a capacidade de “ler” as ondas de calor infravermelha emitidas pelos corpos. Então, a intensidade da luz infravermelha irradiada por um objeto permite identificar sua temperatura e, assim, as câmeras com tecnologia termográfica são úteis no mapeamento da temperatura dos painéis, permitindo a percepção de falhas em sistemas fotovoltaicos e elétricos em geral.

Por meio dessa forma de inspeção, é possível detectar:

  • defeitos comuns nos módulos fotovoltaicos como células quebradas ou fissuradas durante o transporte ou a instalação;
  • vidros quebrados durante o processo de corte da vegetação ou durante a limpeza;
  • descolamento de células por falha na laminação (processo de fabricação);
  • penetração de umidade causada, geralmente, por defeitos na folha plástica traseira (backsheet) do módulo;
  • defeitos nas conexões elétricas e defeitos nos diodos da caixa de junção. 

Ao possibilitar a identificação de módulos defeituosos, as câmeras térmicas colaboram para a prevenção de problemas no desempenho, na vida útil e na segurança das usinas.

Mais da Amperi na Intersolar 2022

Como falamos no início, a Amperi está em seu quinto ano na maior feira de inovação energética da América Latina e ao longo dos anos, pode acompanhar os avanços no setor, como as tecnologias oferecidas, a capacitação e a regulamentação dos profissionais e instalações. 

Durante as feiras nas quais a Amperi participou, foi possível notar o aumento na procura de profissionais por instrumentos de teste específicos para o setor solar, o que aponta para uma consciência de que a instalação fotovoltaica deve ser testada antes e depois do comissionamento

As práticas de inspeção nas instalações fotovoltaicas são sinônimos de economia e de segurança. Com o uso de ferramentas, como as câmeras térmicas, há otimização e potencialização dessas ações, refletindo em maior economia e menor risco de erros, acidentes e paradas.

Em sua presença na feira de energia solar em São Paulo, a Amperi estará ainda com suas outras soluções, como os instrumentos da HT Instruments, que possui uma linha completa para medição em sistemas fotovoltaicos. A marca é pioneira na Europa e, há tempos, se tornou referência do setor solar também aqui no Brasil.

Veja a seguir quais as principais ferramentas: 

  • PVCHECKs: instrumento que realiza vários testes de segurança da instalação na hora do comissionamento; 
  • I-V500w e SOLAR I-Ve: instrumentos capazes de traçar a curva I-V dos painéis para verificar a performance e possíveis problemas; 
  • SOLAR300N: ferramenta que verifica a eficiência da usina como um todo, antes e depois do inversor. É um analisador de qualidade de energia para sistemas fotovoltaicos.

Por fim, agora que você sabe das novidades da Linha Termográfica e das soluções em energia solar da Amperi, faça uma visita ao nosso estande na feira Intersolar South America, entre os dias 23 e 25 de agosto, no Expo Center Norte, em São Paulo, e conheça de perto as inovações. Te esperamos para um bate-papo e um cafezinho. 

Até lá! 

Fontes: Exame, Exame