Em constante ascensão, a energia solar fotovoltaica registrou um crescimento de 70% no ano passado, e um dos fatores apontados como grande incentivador para o crescimento é a posição geográfica do Brasil. Diante da demanda crescente, a parceria resultou na criação do curso de energia solar SENAI – Amperi, focado no comissionamento de energia e na explicação de aspectos importantes de segurança técnica que envolvem as instalações solares. 

Então, junto dos benefícios que o sol pode trazer, existem também as exigências para garantir o melhor uso desta energia. 

Mas, antes de abordar os principais elementos do curso, é importante reforçar algumas informações sobre o tema.

O que é energia solar fotovoltaica?

A energia solar fotovoltaica é uma alternativa que utiliza painéis solares capazes de absorver a luz e produzirem, através do efeito fotovoltaico, correntes elétricas contínuas que são convertidas para correntes alternadas. 

Benefícios e responsabilidades de uma energia natural

Com pouca manutenção e alta capacidade de produção, esse tipo de fonte de energia garante uma economia de mais de 20 anos e retorno sobre o investimento em apenas 5 anos! Além disso, por ser uma opção de tendência crescente, sua adesão contribui também para a valorização de imóveis e empresas. 

Já no que diz respeito às responsabilidades de um sistema elétrico solar, uma das mais importantes é o comissionamento de energia

Mas, este processo deve ocorrer antes e depois da instalação. Assim, preventivamente é possível identificar falhas de segurança elétrica através dos testes de continuidade, isolamento, tensão em aberto e corrente de curto-circuito.

Para isso, os instaladores que realizarem o procedimento, devem estar atentos à Norma NBR 16274, o primeiro tópico que será abordado no curso de energia solar SENAI – Amperi. 

Norma NBR 16274 no curso de energia solar SENAI – Amperi

A norma NBR 16274, é fundamental para que instaladores saibam como atender aos requisitos por meio de instrumentos normativos, como o PVCHECKS.

Nela, constam informações e documentações mínimas que devem ser postas em prática após a instalação de um sistema fotovoltaico. Entre elas estão os ensaios de comissionamento e os critérios de inspeção exigidos para avaliar a segurança da instalação e o bom funcionamento do sistema. 

Diante de grandes investimentos no setor, como a liberação de R$1,1 bilhão do BNDES para a construção de um complexo solar na Bahia e em Minas Gerais, o curso de energia solar SENAI – Amperi é uma ótima oportunidade para investir na sua equipe e elevar os resultados da sua empresa.

Por que fazer o curso de energia solar SENAI – Amperi?

Além de qualificar seus instaladores, o curso de energia solar SENAI – Amperi é uma ótima opção para investir no seu negócio! Pois, quanto mais qualificada for a sua mão de obra, melhores serão os resultados de seus serviços! Ao final do curso, todos receberão uma certificação SENAI de participação.

Então, o curso acontece no dia 24 de fevereiro, às 9h, em Indaiatuba, interior de São Paulo e possui apenas 15 vagas

Invista na capacitação de seus instaladores e se destaque no mercado de energia solar fotovoltaica! Clique aqui para acessar o link de inscrição.