Produzir, transportar e gerar insumos para outras produções e novos artigos. A indústria tem, em si, a capacidade e a potência transformadoras. E, para que consiga realizar seu ciclo de entrega, necessita de fontes de energia elétrica seguras e eficientes. Os materiais elétricos à prova de explosão são os recursos fundamentais para garantir a segurança dos trabalhadores e o cumprimento das normas nas instalações elétricas, principalmente, nas consideradas zonas classificadas.

O material elétrico à prova de explosão é conhecido como material EX e se trata de componente fabricado de maneira planejada com objetivo principal de evitar qualquer risco de explosão. O desenvolvimento e o uso dos materiais elétricos à prova de explosão devem seguir as normas estipuladas pelos órgãos regulamentadores. Por isso, a escolha dos itens deve ser feita não somente pelo título de à prova de explosão, mas sim pelas certificações do fabricante e do material

Com foco em auxiliar a indústria brasileira nas melhores escolhas elétricas e na maior segurança do trabalho, a Amperi oferece material de alta tecnologia à prova de explosão para atmosferas explosivas. Então, acompanhe a leitura, entenda a importância e conheça os benefícios e vantagens dos produtos. 

 

O que são materiais elétricos à prova de explosão?

Para começar, vamos entender melhor o que são os materiais elétricos à prova de explosão. Pois bem, são plugues, tomadas, caixas, chaves, prensas e outros componentes que contêm tecnologia capaz de evitar acidentes em atmosferas com potencial explosivo

Pode-se definir o material elétrico à prova de explosão como um invólucro capaz de suportar a pressão interna decorrente de uma explosão, impedindo que a chama ou os gases quentes se propaguem. Ou seja, o material à prova de explosão tem a capacidade de confinar a explosão na parte interna, preservando o exterior, os outros componentes e o ambiente como um todo.

 

O que são zonas classificadas?

Então, agora vamos para a compreensão do que são consideradas zonas ou áreas classificadas. De acordo com a NR 10 – norma que regula e trata da proteção dos trabalhadores e trabalhadoras que lidam com energia elétrica -, a área classificada é um “local com potencialidade de ocorrência de atmosfera explosiva”. 

Entende-se que atmosfera explosiva é, de fato, aquela na qual ocorre a mistura com o ar, sob condições atmosféricas, de substâncias inflamáveis na forma de gás, vapor, névoa, poeira ou fibras, e onde, após a ignição, a combustão se propaga por meio dessa mistura.

Este tipo de área está presente em muitas instalações elétricas industriais e, assim, para evitar acidentes, devem ser tomadas medidas específicas de prevenção na construção, montagem, instalação e utilização dos maquinários e equipamentos elétricos. 

Por isso, há a necessidade de adoção de práticas e do uso de materiais específicos, como os materiais à prova de explosão, ou seja, com o objetivo de mitigar acidentes de trabalho, riscos à vida humana e danos ao patrimônio.

 

Quais os danos causados por explosões elétricas?  

Como vimos até aqui, o uso de materiais à prova de explosão é fundamental para garantir a segurança dos trabalhadores e das trabalhadoras do setor elétrico. Nesta área, toda atividade requer um planejamento minucioso regado a cuidados extremos

Quando se atua em uma operação abrindo mão de equipamentos seguros e de qualidade durante o serviço, instalação ou manutenção elétrica, por certo, os resultados podem ser lamentáveis, como ferimentos graves e até a morte.

Uma pesquisa feita em 2009, por Ricardo Miranda, em Trauma elétrico: análise de 5 anos, do total de 1.545 internações no Hospital Municipal do Tatuapé, em São Paulo (SP), 146 (9,45%) foram por trauma elétrico, com média de 29,2 casos por ano, sendo 95% do sexo masculino. 

Tipos de acidentes mais comuns nas instalações elétricas:

  • Contatos com partes vivas ou energizadas;
  • Descargas atmosféricas;
  • Sobrecargas nos circuitos e aparelhos de utilização;
  • Curto-circuito em linhas de alimentação;
  • Maus-contatos nas conexões, emendas e dispositivos de seccionamento e proteção;
  • Seccionamento inesperado de circuito;
  • Queda de cabos ou de estruturas vivas;
  • Sobretensões;
  • Presença de tensões imprevistas;
  • Produção de arcos e faiscamentos.

Assim, como forma de garantir a proteção dos trabalhadores e trabalhadoras do setor elétrico, a legislação brasileira dispõe da Norma Regulamentadora (NR) Nº 10 que aborda a Segurança em instalações e serviços em eletricidade para orientar empresas e empregados sobre como executar trabalhos com eletricidade

Além disso, as outras normas são a Nº 18, que trata das Condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção, e a Nº 12, que dispõe sobre a Segurança no trabalho em máquinas e equipamentos.


Amperi: Linha Atex para atmosferas explosivas 

Dessa forma, como parceira na solução elétrica das indústrias brasileiras, a Amperi dispõe da Linha Atex, da fabricante Palazzoli, composta de materiais elétricos à prova de explosão e, de fato, desenvolvida com alta tecnologia para atender os requisitos das zonas classificadas 1, 2, 21 e 22.

A Linha Atex é composta por plugues, tomadas, caixas, chaves seccionadas e prensas-cabo, feitas com material termoendurecido antiestático, bloqueio mecânico e liga de alumínio.

Por certo, são os materiais mais indicados para áreas agressivas e áreas classificadas, em razão da resistência e confiabilidade, resultantes de uma tecnologia que atua em favor da segurança de pessoas e instalações.

  • Plugues à prova de explosão IP66

Os plugues atendem aos requisitos técnicos de segurança das Zonas 2 (gás), 21 e 22 (poeira), ou seja, são ideais para ambientes críticos, nos quais há exigência de resistência elétrica e segurança.

  • Chave seccionadora para baixa tensão 

A Linha Atex possui também a chave seccionadora para baixa tensão, adequada tanto para Zona 2 (gás), quanto para Zonas 21 e 22 (poeira).

  • Prensa-cabo à prova de explosão 

Ainda para atmosferas explosivas, a Linha Atex conta com a prensa-cabo à prova de explosão, desenvolvida em termoplástico e, além disso, possui grau de proteção IP68.

Entre os benefícios e vantagens dos materiais à prova de explosão da Linha Atex estão:

  • Boa resistência mecânica (IK10)
  • Sem deformação 
  • Capacidade de suportar altas e baixas temperaturas
  • Capacidade de suportar pressão interna
  • Possibilidade de imersão temporária (IP)
  • Boa vedação contra gases e poeira
  • Certificações TÜV e INMETRO


Amperi: Linha TAIS EX

Para encerrar com chave de ouro, um destaque para as tomadas à prova de explosão da Linha TAIS EX. São tomadas de sobrepor, à prova d’água, com bloqueio mecânico e com caixa em termoendurecido antiestático, fabricadas pela Palazzoli. 

As tomadas da Linha TAIS EX são recomendadas para o uso em ambientes com risco de explosão previstos pela norma 2014/34/UE.

A tampa é fixada ao corpo com parafusos em aço inoxidável e a propriedade é garantida por uma junta de elastômero anti-envelhecimento, que mantém um grau de proteção IP66.

Já o mecanismo de bloqueio é em metal e o interruptor de manobra é de categoria AC23A-AC3. 

Dessa forma, toda a construção da tomada – e dos outros componentes citados acima – é feita com recursos capazes de atender às normas da segurança do trabalho, além de oferecer melhor eficiência energética, economia financeira e menos danos aos ambientes industriais. 

Para que você possa conhecer de perto as soluções em material elétrico à prova de explosão para sua indústria, entre em contato com nosso time de especialistas e solicite uma demonstração de funcionamento dos componentes. 

Conte com a Amperi para garantir segurança elétrica e, por certo, melhorar o desempenho energético da sua indústria. Até o próximo!