Viver sob tensão. As instalações elétricas estão sempre sob alguma tensão elétrica e a melhor forma de garantir um estado preventivo de segurança e controle é conhecer sob qual tensão se está. Para isso, temos o multiteste Jupiter, um multímetro multifuncional para verificações de segurança elétrica, capaz de realizar a medição da corrente elétrica, a sequência e identificar a fonte das correntes elétricas, em diferentes medidas.

Assim, entre os equipamentos necessários para o funcionamento ideal de uma instalação elétrica, o multímetro multifuncional se apresenta como um aparelho prático e eficaz que permite testes de verificação antes de conexões de aparelhos e depois de serviços já executados. Com o multímetro, é possível oferecer mais segurança às pessoas envolvidas, melhor desempenho da instalação e conservação dos bens e das máquinas. 

Para apresentar os benefícios e funcionalidades do multiteste nas instalações elétricas, preparamos este artigo. Esperamos que as informações contidas aqui possam ser úteis para escolhas mais conscientes dos componentes elétricos. Vamos lá?

O que é um multímetro e quais suas funções?

Para começar, o multímetro é um dos aparelhos indispensáveis para o setor elétrico e condensa, em um só, outros aparelhos para medir diferentes grandezas elétricas. O multiteste, como também pode ser chamado, possui instrumentos diversos de medidas elétricas como voltímetro, amperímetro e ohmímetro. 

Dependendo do modelo e do fabricante, o multímetro pode ainda incluir funções de capacímetro, frequencímetro, termômetro entre outras. Assim, trata-se de um equipamento bastante versátil e prático, capaz de atender às mais variadas demandas de medição das instalações elétricas. 

Dessa forma, entre as funções de medição do multímetro, podemos destacar:

  • corrente elétrica 
  • tensão elétrica 
  • resistência elétrica
  • capacitância
  • frequência de sinais alternados
  • temperatura

Tipos de multímetro 

Entre os modelos de multímetro, podemos destacar dois principais: os analógicos e os digitais

Os analógicos são baseados nos galvanômetros e verificação da leitura acontece por meio de força eletromagnética em seu ponteiro.

Já os multímetros digitais têm um componente eletrônico versátil, chamado de amplificador operacional e, como base, possuem uma alta resistência de entrada que, assim, permite mudar o ganho de tensão, corrente ou resistência elétrica.

Importância da medição para segurança das instalações elétricas

Agora que conhecemos melhor as funções do multímetro e suas possibilidades de uso, vamos entender a importância de seu uso para a segurança das instalações elétricas, das pessoas e dos bens materiais.

No Brasil, a Norma 5410, da ABNT, estabelece as condições a que devem satisfazer as instalações elétricas de baixa tensão, com o objetivo de garantir a segurança de pessoas e animais, o funcionamento adequado da instalação e a conservação dos bens.

Por isso, entre as muitas medidas de instalação, manutenção e prevenção de riscos de instalações elétricas, está o uso do multiteste, capaz de agir como um “relógio” que indica as tensões, sequências e fontes presentes no circuito, para que não ocorram conexões equivocadas. 

De acordo com artigo produzido na Universidade Federal do Rio de Janeiro, em um estudo sobre a prevenção de acidentes nas instalações elétricas – como choque elétrico e incêndios -, muitas situações de risco podem ser evitadas mediante testes e medições dos circuitos elétricos antes e depois da conexão de aparelhos.

Entre os principais riscos de acidentes elétricos em destaque no artigo está a presença de tensões imprevistas e a maneira mais eficaz de evitá-la é por meio do uso do multímetro para checagem das correntes disponíveis. 

Então, segundo o texto, a presença de tensões imprevistas pode ocorrer pela falta de identificação dos pontos de tomada e ligação incorreta dos circuitos. Assim, uma conexão incompatível de tensões pode ter como consequência imediata a queima dos aparelhos elétricos. 

Neste caso, a prevenção pode ser feita com multiteste para identificação dos circuitos terminais e testes de verificação antes de conexões de aparelhos e depois da instalação dos mesmos.

Por certo, o material orienta que, utilizando a função voltímetro, na escala da tensão fase-fase por segurança, o operador deve percorrer todos os pontos de tomada da instalação e verificar o nível de tensão após a instalação ter sido energizada. 

Caso alguma tensão medida seja diferente da esperada, deve-se verificar se o fio neutro do referido circuito está ligado de fato na barra de neutro no quadro de distribuição. 

Após a identificação dos circuitos terminais, é oportuno fixar etiquetas ou plaquetas nas tomadas com o nível de tensão de operação. 

Dessa forma, evitam-se conexões de aparelhos em correntes elétricas não indicadas e consequências como curto-circuito, sobrecarga, choques elétricos e queima de utensílios. 

Multiteste JUPITER: multímetro multifuncional para mais praticidade e segurança nas instalações elétricas 

Então, para que as instalações elétricas sejam mais seguras e tenham desempenho e ganho energético, sem perdas materiais ou acidentes, apresentamos o Multiteste JUPITER – multímetro multifuncional, fabricado pela  HT Instruments para verificações de segurança elétrica.

O aparelho revoluciona o mercado de instrumentos portáteis ao ser o primeiro que, de fato, incorpora funções encontradas apenas em sofisticados multitestadores de instalações. 

O multiteste é de fácil manuseio, pois possui tecnologia digital, de alta capacidade e, além disso, detecta, com apenas uma ponta de prova, todo o tipo de corrente e a sequência de fases, atendendo às exigências da norma brasileira NBR 5410, que citamos acima. 

Veja, então, a seguir as funções que ele concentra e entenda como um único aparelho pode resolver várias questões nas instalações elétricas: 

TESTE DE DR E CORRENTES

Controle total no tempo de queda das DR’s e correntes.

HARMÔNICAS, TDH% E FUNÇÃO H20

Harmônicas de tensão e corrente até a 25ª ordem. A Função H20 exibe as harmônicas de maior valor primeiro.

VERIFICAÇÃO

Verificação da tensão de contato e da corrente de curto circuito.

TESTE DE RESISTIVIDADE

Teste de resistividade do solo sem trip (disparo) em sistemas TT.

SEQUENCIAMENTO COM UMA PONTA DE PROVA

Sequência de fase detectada com apenas uma ponta de prova e impedância, ou seja: Fase-Fase, Fase-Neutro e Fase-Terra.

DETECÇÃO DE PROTEÇÃO

Detecção de conexões incorretas nos condutores de proteção.

O Multiteste JUPITER vem ainda acompanhado de acessórios que tornam seu uso mais completo e prático. 

Por fim, você pode se perguntar, e como ele funciona e faz tudo isso? Então, nada melhor do que ver acontecer na prática, não é mesmo? 

Para isso, temos um vídeo com um teste de continuidade elétrica, teste de DR, feito por um de nossos especialistas e disponível em nosso canal AmperiTV

Você também pode entrar em contato com a Amperi para uma demonstração direta com nosso consultor e esclarecer suas possíveis dúvidas sobre o multiteste JUPITER.  

Com um time de especialistas em manutenção elétrica industrial, ferrovias e sistemas fotovoltaicos, a Amperi oferece soluções modernas em ferramentas, aparelhos e sistemas elétricos que cumprem as exigências ABNT NBR. Até a próxima!