Antes de falarmos o que se deve levar em conta para comprar uma câmera de termografia (também conhecida como termocâmera), é bom que saibamos o que a diferencia dos termômetros infravermelhos, também chamados de pirômetros: basicamente, o número de pontos de medição.

Enquanto os termômetros infravermelhos pegam apenas um ponto de medição (geralmente o ponto central), as câmeras de termografia colhem milhares de amostras de temperatura ao mesmo tempo, sendo que cada pixel indica um ponto de medição, possibilitando, assim, que se tenha imagens termográficas.

Além disso, as câmeras térmicas costumam ter memória interna e, geralmente, vêm acompanhadas de um software para análise e tratamento das imagens, enquanto os termômetros apenas congelam os dados temporariamente. Por este motivo, os termômetros infravermelhos são indicados para correções imediatas, conferência de temperatura momentânea e aferições mais simples, sendo muito mais baratos para que vários profissionais da manutenção possam ter um sempre à mão.

Pontos chave das câmeras de termografia

Agora, vamos ao que realmente interessa, as câmeras de termografia ou termovisores, como alguns preferem chamar. Existem alguns pontos chave que devem ser analisados para que se possa destinar o orçamento correto para a compra de uma câmera termográfica. São eles:

  • Em primeiro lugar é preciso se perguntar se os ensaios devem ser feitos com equipamentos de altíssima precisão
  • É importante saber o range de temperatura dos sistemas aferidos
  • Outro ponto importante é a distância que a câmera pode ficar para aferir a temperatura dos objetos
  • Se os testes forem feitos em ambiente mais agressivo, a câmera terá que suportar tais condições

Se você precisar de uma câmera de termografia de altíssima precisão para longas distâncias, resistentes aos ambientes agressivos e com um amplo range de temperatura, prepare-se para investir uma importância em torno de 6 dígitos. Mas, calma, se for para algum serviço pontual, pode compensar muito contratar um terceiro.

Câmera de termografia para indústrias

Para ser utilizada como um instrumento de inspeção e detecção de problemas elétricos nas indústrias, as câmeras não precisam ter tantos atributos específicos como os mencionados acima. Pensando nesta aplicação, os principais pontos a serem analisados são:

  • Características fotográficas (zoom, qualidade da imagem, resolução)
  • Há opção de filmagem?
  • Possui ajuste de emissividade?
  • Possui software?
  • Este software trata imagens? Edita dados como emissividade, temperatura e umidade ambientais?

Software THT Link das câmeras HT Instruments

Para uso industrial a HT Instruments investe na produção de equipamento de alta qualidade, como é o caso da THT45W, destinada aos profissionais da elétrica, ideal para a detecção de problemas elétricos, controle de peças mecânicas e análises de sistemas hidráulicos, ventilação forçada etc. Mas, é válido lembrar que, para tirar todo o potencial de um instrumento como este, é muito importante que o profissional esteja capacitado para operá-lo.

Esperamos que este texto possa ter ajudado a esclarecer algumas dúvidas na hora de escolher seu termovisor. Entre em contato com um consultor Amperi para ter certeza sobre sua escolha.