Temperatura e visão em forma de tecnologia capaz de economizar tempo e proporcionar maior produtividade. A câmera termográfica para celular, do tipo smartphone, chega ao portfólio da Amperi como instrumento novo, fácil de operar e desenvolvido para diagnóstico e detecção ágil de falhas elétricas em instalações industriais e civis. Por meio da geração de imagens térmicas e do gerenciamento das operações através delas, é possível detectar problemas e prevenir acidentes nas instalações elétricas, hidráulicas e estruturais.

Desse modo, as câmeras térmicas para celulares da Amperi são ferramentas práticas importantes para o dia a dia dos profissionais do setor elétrico, que possuem termovisores capazes de prevenir problemas em inspeções de -20°C a 120°C. Entre os modelos oferecidos pela Amperi, está a AMP90, a câmera termográfica para celular. Vamos apresentar suas características e aplicações ao longo deste artigo. 

Então, acompanhe a leitura e veja como aprimorar a segurança das instalações elétricas e garantir mais agilidade e produtividade na indústria com uso desta tecnologia. 

O que é tecnologia de imagem térmica?

Para começar, a tecnologia de imagem térmica é um processo no qual se faz uso da emissão de infravermelho emitida por um objeto para produzir uma imagem. Assim, as imagens térmicas geradas são capazes de medir e detectar a quantidade de radiação infravermelha que é emitida e refletida por objetos ou pessoas.

Podemos dizer que a tecnologia lê a emissão de infravermelho por um corpo e renderiza a temperatura visualmente. Para isso, uma câmera térmica faz uso de um dispositivo conhecido como microbolômetro para detectar esse espectro de irradiação que fica fora do alcance dos olhos e projetar em uma imagem definida no visualizador do aparelho. 

Quais os benefícios do uso da imagem térmica?

Como falamos acima, a câmera com tecnologia térmica faz a leitura da emissão de espectro infravermelho de um objeto e, tanto componentes elétricos, quanto mecânicos sofrem alterações de temperatura antes de falharem. Então, as câmeras de imagens térmicas conseguem detectar esse aumento de temperatura antecipando a falha ou a pane. 

Os possíveis pontos de aquecimento das instalações aparecerão de modo claro na imagem térmica. Através do uso de uma câmera térmica é possível visualizar problemas, por exemplo, problemas elétricos ocultos, como conexões soltas e cargas desequilibradas. 

Assim, como benefícios da câmera com tecnologia térmica, temos:

  • a visualização de defeitos internos que contribuem para falhas;
  • a geração de imagens térmicas de grandes áreas à distância, reduzindo o número de verificações físicas/visuais, acelerando o trabalho de manutenção e o tornando mais econômico;
  • a medição e manutenção preventiva das instalações.

Em quais situações a imagem térmica pode ser aplicada?

Bem, agora que conhecemos alguns dos benefícios do uso da tecnologia das câmeras térmicas, vamos saber em quais situações ela pode ser aplicada. 

  • Em edifícios: 

Neste caso, as câmeras térmicas ajudam a identificar diferenças de temperatura, defeitos e, por fim, falhas na construção. 

  • Nos sistemas de aquecimento:

Por meio da termografia, por certo, é possível verificar a funcionalidade dos pisos aquecidos ou detectar vazamentos de maneira não destrutiva.

  • Nos sistemas fotovoltaicos:

Com um teste feito pela câmera térmica, é possível saber se as instalações estão funcionando de maneira eficiente ou se módulos defeituosos devem ser substituídos. Desse modo, a instalação fotovoltaica poderá gerar eletricidade de maneira mais eficiente e com menos tempo de manutenção. 

  • Na manutenção:

Aqui, a tecnologia pode detectar e localizar problemas antes que haja falhas na instalação elétrica.

Neste último caso, no gerenciamento de instalações, o trabalho diário pode ser de um ótimo desempenho ou de prejuízos significativos, decorrentes de paradas não planejadas das máquinas ou ferramentas.  

Lançamento Amperi: câmera termográfica para celular AMP90 

Atenta às novas tecnologias como aliadas do setor elétrico industrial, a Amperi lança sua Linha Termográfica com câmeras para celulares. Entre os modelos já disponíveis no mercado está a AMP90, que transforma o smartphone em uma câmera térmica. Ao conectá-la a um celular, a AMP90 transforma o mundo invisível do calor em imagens definidas. Assim, o dispositivo pode encontrar e corrigir os problemas de HVAC (Heating, Ventilating and Air Conditioning) com rapidez e precisão, detectar problemas de construção de forma eficaz e segura e testar as falhas elétricas nas instalações. 

Como falamos anteriormente, as imagens térmicas desempenham um papel importante na manutenção e na prevenção de danos relacionados ao aquecimento, ventilação, detecção de paredes externas de edifícios e para avaliação de energia, diagnóstico de falhas e localização da fonte de vazamento. Desse modo, o ponto de falha pode ser rapidamente identificado e uma manutenção precisa pode ser realizada com o objetivo de evitar paradas e prejuízos ao funcionamento de máquinas e equipamentos. 

Para isso, o modelo de câmera termográfica para celular AMP90 possui como características:

  • medição totalmente radiométrica;
  • pode distinguir a diferença de temperatura acima de 0,06 °C;
  • medição de -20º C a 120º C;
  • imagem clara e alta frequência de quadro de 25Hz;
  • prático, faça a inspeção a qualquer hora e em qualquer lugar. 

Linha Termográfica Amperi: inovação em imagem térmica 

Além do modelo AMP90, então, a Amperi oferece dois outros modelos de câmeras termográficas: a AMP210 e a AMP120. Todos os instrumentos são fáceis de operar e foram desenvolvidos para diagnóstico e detecção de falhas elétricas em instalações industriais e civis. Eles possuem termovisores capazes de prevenir problemas em inspeções de -20°C a 550°C. Os produtos da Linha Termográfica Amperi contam com estoque e assistência no Brasil, além da garantia de um ano. 

Por fim, entre as características das câmeras térmicas, destacamos:  

  • funcionam a bateria (recarregável e com autonomia de até 16 horas);
  • recargas completas em 2 horas e 30 minutos;
  • possuem grau de proteção IP54;
  • possuem 1 ano de assistência Amperi contra defeitos;
  • funcionam no escuro (registram a emissão de IR e, além disso, a imagem térmica é salva na memória – cartão de 16gb.);
  • resistentes à queda (até 2 metros de altura);
  • capacidade de identificar e detectar, a partir de 0,40m de distância, um objeto com 1cm de lado (a distância máxima para detecção vai depender do tamanho do objeto. Mas um objeto com 3cm de lado, por exemplo, pode ser identificado pela AMP210, a 2,6 metros de distância). 

Bem, agora que você conhece mais sobre a tecnologia termográfica, suas aplicações e benefícios para as instalações elétricas, entre em contato com a Amperi e solicite a cotação das câmeras termográficas para celulares. Tenha nas mãos a possibilidade de oferecer mais segurança, economia e, por certo, produtividade no seu negócio! 

Até o próximo :)