Terminais que são pontes. Pontes que ligam e estabelecem conexões seguras. Estas são as funções de um terminal elétrico que deve garantir a transmissão de energia entre um condutor e outro, dentro de um sistema elétrico, de forma eficiente e confiável. Há diferentes tipos de terminais elétricos, que podem ser tipo pino, olhal, tubular, garfo, etc, servem para atender diferentes demandas nas indústrias e têm indicações específicas.
Os componentes de conexão são usados como forma de garantir que não haja perda de eletricidade. Além disso, são capazes de abranger desde o suporte físico, a transmissão da informação, até a sondagem dos circuitos.
No entanto, para que todo esse caminho da eletricidade seja percorrido e para que o terminal atue com qualidade e segurança, é fundamental que passe pelo processo chamado crimpagem.
Mas, afinal, o que é a crimpagem? E quais os terminais elétricos que têm essa indicação para um melhor desempenho? Para responder a estas perguntas, preparamos este texto. Acompanhe!
Quais os tipos de terminais elétricos e suas indicações?
Para começar, vamos trazer aqui dois tipos de terminais elétricos muito usados em indústrias e usinas: terminal tipo pino e tipo olhal.
-
Terminal tipo pino:
Os terminais tipo pino podem ser bimetálicos – produzidos em cobre e alumínio – e são utilizados em cabos de alumínio rígido.
Este modelo de terminal é ideal para conexão de dispositivos nos quais o aperto é feito na superfície do pino, como por exemplo, em alguns modelos de disjuntores.
Além disso, o terminal tipo pino tem como característica ser mais usual para conexão com determinadas linhas de bornes, nos quais o espaço interno é menor por conta da configuração do equipamento.
-
Terminal tipo olhal:
Terminais tipo olhal – também podem ser bimetálicos – são utilizados na elétrica industrial para conexão de cabos de alumínio rígido e têm alta condutividade.
Este tipo de terminal, por manter-se totalmente fixo, já que em sua aplicação o parafuso é inserido através do furo da lingueta, é considerado um dos modelos mais seguros.
O terminal olhal é recomendado, inclusive, por normas técnicas internacionais por oferecer maior segurança nas conexões para terminação de cabos.
O que é a crimpagem?
Bem, agora vamos ao termo crimpagem para compreender do que se trata.
O termo vem do verbo “to crimp”, que significa frisar e que pode ser traduzido também com o sentido de “moldar uma superfície”.
Assim, a crimpagem é um procedimento, realizado por meio de uma ferramenta específica – o alicate de crimpagem -, que pressiona os contatos de um conector ou terminal.
Além do alicate, outras ferramentas – como os cabeçotes de crimpagem – podem ser necessários no momento da instalação.
A crimpagem possibilita que o terminal elétrico tenha uma fixação mecânica confiável e que este entre em contato com os cabos, possibilitando assim, maior qualidade e agilidade nas conexões e assegurando uma condução de corrente elétrica mais eficiente.
Como crimpar um terminal bimetálico?
Os terminais bimetálicos para crimpagem possuem barril de alumínio para, justamente, poder receber o cabo de alumínio e fazer a interface com a conexão de cobre.
Por certo, em razão da maior maleabilidade do alumínio, é fundamental que a matriz a ser escolhida tenha a compatibilidade assegurada pelo fabricante da ferramenta de crimpagem.
Falhas na conectividade elétrica podem causar danos físicos – como acidentes graves por choque elétrico – e perdas materiais e econômicas às indústrias.
Qual a importância da crimpagem correta de terminais elétricos?
Assim, além da pureza do material, a eficácia e a segurança dos terminais estão diretamente relacionadas à crimpagem correta dos componentes.
Para isso, é preciso que haja compatibilidade entre os conectores e cabos, além da compatibilidade com a ferramenta utilizada.
Quando a crimpagem é realizada da forma adequada, evitam-se problemas como:
- perda de condutibilidade elétrica;
- pontos de aquecimento;
- paradas de manutenção excessivas;
- acidentes por choque elétrico;
- e danificação de máquinas e equipamentos.
Qual melhor tipo de alicate para crimpagem? Manual ou à bateria?
Ficar em dúvida entre uma ferramenta manual e elétrica é comum. O importante, neste caso, é levar em consideração o tempo desejado para operação e a performance.
Assim, as ferramentas de bateria, embora tenham maior custo, podem executar a operação em menor tempo e sem esforço físico do operador. E há, ainda, tecnologias mais avançadas, como a “smart tool”, que oferece sistema eletrônico de pressão integrado, garantindo a força de compressão estabelecida pelo porte da ferramenta.
Outra vantagem é poder contar com um display que informa o número de compressões realizadas, as manutenções futuras e o nível de carga da bateria. Nesse sistema inteligente, o registro de crimpagens fica armazenado para poder gerar relatórios de qualidade da operação.
Uma ferramenta manual, à primeira vista, pode ser mais atraente, no entanto, vai demandar mais tempo e maior esforço no procedimento.
Por isso, a escolha da ferramenta deve ser baseada no melhor custo-benefício, de acordo com a expectativa em relação à operação.
Cembre: terminais elétricos e alicate de crimpagem
A Cembre, fabricante italiana considerada a número 1 em conectores e diferentes tipos de terminais elétricos bimetálicos, produz esses componentes com 99,9% de pureza de cobre e 99,5% de alumínio, conforme a EN 573-3.
Dessa maneira, garante a qualidade do terminal que impacta, diretamente, na segurança e na eficiência.
Mas, tTerminais fora desse padrão podem comprometer a condutibilidade na conexão, sobreaquecer os sistemas e causar choques elétricos.
Assim, a Cembre fabrica também o alicate para crimpagem HP3, que é a ferramenta ideal de compressão para montagem de painéis elétricos, manutenção e montagem industrial, com conexões elétricas por meio de terminais pré-isolados.
Entre as características do alicate para crimpagem HP3 estão:
- produzido em aço especial
- ergonômico
- compacto
- prático
Amperi – soluções, suprimentos e recursos para segurança, economia e eficiência energética
Os terminais e ferramentas da Cembre são distribuídos pela Amperi, ou seja, oferecem toda qualidade e segurança necessárias para as instalações industriais.
A Amperi, portanto, é uma empresa que tem como missão garantir a integridade dos profissionais de manutenção do setor elétrico brasileiro e impulsionar o mercado com soluções, suprimentos e recursos, que geram economia, eficiência energética, otimizam a rotina de manutenção e previnem acidentes de trabalho.
Com um time de especialistas em manutenção elétrica industrial, ferrovias e sistemas fotovoltaicos, identifica oportunidades de crescimento com adequações técnicas que cumprem as exigências ABNT NBR e que, assim, sejam capazes de oferecer soluções flexíveis para elétrica industrial.
Por fim, agora que você conhece mais sobre terminais elétricos para crimpagem, entre em contato com a gente para solicitar uma demonstração e veja nosso catálogo de produtos no site. A Amperi tem as melhores soluções para operações e projetos de eletricidade.