Cada categoria de sobretensão apresenta características distintas. Saiba mais sobre cada uma delas

A instrumentação de medição elétrica, antes de cumprir a própria função, deve prezar pela segurança de seus usuários. Nesse post, vamos esclarecer o que é sobretensão elétrica e fazer uma breve explicação sobre as suas categorias.

Essas categorias definem o nível de proteção aos transientes de tensão de cada instrumento, em função da tensão e da distância da fonte de alimentação.

Instrumentos de categoria mais elevada possam exigir maior proteção interna para operar mais próximos da fonte de energia.

As 4 tipos de sobretensão

Sobretensão CAT I

De acordo com a CAT I, são as medições efetuadas em circuitos não conectados diretamente à rede de distribuição, não só presentes em situações como rádio de pilha, mas também em câmeras digitais e eletrônica em geral.

Sobretensão CAT II

Primeiramente, as medições ocorrem em circuitos conectados diretamente na instalação com baixa tensão e está presente em aparelhos domésticos, tomadas e pontos de alta tensão com circuitos de ramificações longos, mas também costumam ocorrer em aparelhos de televisão e cafeteira elétrica.

Sobretensão CAT III

Trata de medidas efetuadas em instalações no interior dos edifícios, presentes em situações como painéis de distribuição, barramentos e linhas de alimentação de plantas industriais, mas também em tomadas ou conectores com conexões em relação à entrada da rede da concessionária.

Sobretensão CAT IV

Por fim, esta categoria de sobretensão elétrica indica medidas efetuadas em uma fonte de instalação em baixa tensão, a princípio presentes em linhas de baixa tensão. Frequentemente, ocorre do poste à construção, em linhas aéreas para edifícios isolados, linhas subterrâneas para bombas, assim como em quadros na área externa do edifício ou próximos de postes de alimentação.

Normas de segurança para evitar a sobretensão

Para segurança em trabalhos em eletricidade, a norma ABNT NBR 16384 recomenda que os instrumentos sejam adequados ao padrão internacional IEC61010-1. A norma não só estabelece regulamentações precisas, mas também indica que aparelhos de medição elétrica devem aderir ao padrão.

Qual instrumento utilizar em cada categoria de sobretensão?

Vale lembrar que um instrumento de categoria menor não é indicado para uso em categorias maiores. Além disso, não há qualquer restrição de uso de um instrumento de categoria maior em uma menor, simplesmente porque um instrumento CAT IV pode trabalhar em qualquer um destes ambientes citados anteriormente.

Gostou deste conteúdo? No canal AmperiTV, você também encontra um vídeo sobre o tema.