Tomadas industriais: modelos e benefícios para reduzir riscos e situações de arco voltaico 

Plugou, ligou. As tomadas são fontes de eletricidade e, por isso, devem ser seguras e capazes de suportar as altas tensões, principalmente quando fazem parte de instalações elétricas industriais. Entre as principais funções de segurança de uma tomada industrial está a capacidade de reduzir ao máximo situações de arco elétrico – ou arco voltaico -, um dos riscos de acidente mais danosos aos trabalhadores do setor elétrico. 

Assim, no momento de projetar, operar e gerenciar instalações elétricas, é fundamental compreender a importância do uso de tomadas industriais com bloqueio mecânico, que são capazes de eliminar o risco da formação do arco voltaico. A escolha das tomadas trata-se de uma uma etapa indispensável para garantir a integridade dos equipamentos e a segurança das pessoas envolvidas nas atividades operacionais.

Para te ajudar nessa questão, preparamos este artigo que reúne informações importantes sobre as características das tomadas industriais, os benefícios e a capacidade de mitigar os riscos de arco voltaico. Então, vamos lá?

 

O que é arco voltaico?

Para começar, vamos entender exatamente o que é o arco voltaico. O fenômeno, também chamado de arco elétrico, é caracterizado pela passagem significativa de corrente elétrica, em alta velocidade, por um material normalmente não condutivo, como o ar.

Os arcos voltaicos podem ocorrer por meio de falhas associadas, em geral, a curtos-circuitos, e produzem calor intenso, causando explosões, ondas de pressão, entre outros efeitos que representam riscos às pessoas expostas e às instalações elétricas.

 

Quais os riscos do arco voltaico aos seres humanos?

Como falamos logo acima, as situações de arco voltaico podem representar riscos aos operadores e às pessoas envolvidas no ambiente. Em razão da grande quantidade de energia liberada e das altas temperaturas geradas pelo fenômeno, os acidentes podem, assim, resultar em queimaduras graves.

Além disso, os efeitos do arco elétrico podem ser ainda maiores e de longo prazo, já que, durante sua ocorrência, ocorrem vapores metálicos tóxicos, projeção de metal, luz extremamente intensa e uma onda de pressão devido à expansão do ar. 

Em 2013, no Relatório de Estatísticas de Acidentes no Setor Elétrico Brasileiro, elaborado pela Fundação COGE – Fundação Comitê de Gestão Empresarial, foram apresentados números elevados de acidentes por ano envolvendo arco elétrico no Brasil, com um pico de 47 acidentes em 2004.

Figura 1.1

Figura 1.1 – Relatório de Estatísticas de Acidentes no Setor Elétrico Brasileiro. Fonte: COGE

 

Em levantamento do DIEESE, de 2008, ocorreram registros de 36 acidentes em virtude de arco elétrico. Neste mesmo ano, a Fundação COGE registrou, em seu relatório, o total de 75 acidentes fatais no setor elétrico.

Dessa forma, ao liberar uma grande quantidade de energia em um curto espaço de tempo, e em espaços onde não há um programa efetivo de prevenção de acidentes, o arco voltaico passou a fazer parte do grupo dos principais riscos envolvendo eletricidade, ficando ao lado das ocorrências com choque elétrico.

 

Quais riscos do arco voltaico às instalações elétricas?

A presença de arco voltaico prejudica também o patrimônio material das indústrias. Os seus efeitos podem levar à destruição total de painéis elétricos e impactar significativamente o setor financeiro da empresa, seja em razão de perda de lucro ou também por consequente necessidade de verba para reparação dos equipamentos. 

Como foi possível perceber, o arco voltaico é mais do que uma faísca e a alta temperatura que pode alcançar é a principal causa de preocupação. No ponto de origem do arco, o calor pode chegar a quatro vezes a temperatura da superfície do sol!

Portanto, o arco voltaico é um risco que deve ser previsto e extinto para que a instalação elétrica seja segura e eficaz. Mas como?

Tomadas industriais com bloqueio mecânico

Bem, para projetar, operar e gerenciar uma instalação elétrica com segurança, é preciso tomar conhecimento dos procedimentos estabelecidos pela NR-10 – Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade. Esta norma estabelece os requisitos e condições mínimas para implementação de medidas de controle e sistemas preventivos

Na NR-10, em conjunto com a NBR 16384, estão descritas as ações capazes de garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que, direta ou indiretamente, estejam envolvidos nas atividades em instalações elétricas e/ou em serviços com eletricidade.

Assim, para cumprir as normas estabelecidas e reduzir ao máximo os riscos de acidentes, os responsáveis podem contar com as tomadas industriais com bloqueio mecânico. Dessa forma, eliminam o risco da formação do arco elétrico e tornam a manipulação e manutenção de equipamentos industriais mais segura.

 

Modelos de tomadas industriais com bloqueio mecânico

Como vimos acima, as tomadas industriais com bloqueio mecânico são aliadas na redução de situações de arco voltaico. Para tal demanda, a indústria brasileira pode contar com os equipamentos da Palazzoli, fabricante italiana especializada em tomadas e plugues industriais e responsável por desenvolver tomadas com bloqueio mecânico desde a década de 70.

Veja abaixo, então, os principais modelos de tomadas e indicações de uso:

 

TOPTER

Ideal para hipermercados, hospitais, cozinhas, feiras e lugares nos quais a alta frequência de atividades não permite paradas acidentais, a tomada em termoplástico TOPTER é uma unidade combinada de tomadas verticais com bloqueios mecânicos

Entre as vantagens da tomada em termoplástico TOPTER, podemos destacar:

  • base da tomada integrada ao corpo, sem parafusos, portanto, sem pontos frágeis.
  • a caixa porta fusível é protegida por um mecanismo ergonômico de abertura e botões indestrutíveis.
  • a manopla com alta visibilidade patenteada por Palazzoli permite identificar imediatamente o estado do interruptor, inclusive aos usuários inexperientes.
  • o contato auxiliar sinaliza a tomada corretamente conectada e, assim, pode ser utilizado em circuitos de segurança elétrica e de automação.


TAIS 

Aqui temos a série TAIS, completa em tomada industrial de material termoendurecido, sinônimo de alto desempenho. Possui tomadas com bloqueio mecânico e grau de proteção IP67, capaz de garantir proteção contra poeira, água e jatos fortes assim como adequar o equipamento à imersão.

Também são ideais para hipermercados, hospitais, cozinhas, feiras e lugares nos quais paradas acidentais podem comprometer gravemente a realização das atividades. 

A evolução da série TAIS é a série TAIS-EX, com tomadas nas versões 2P+T 16A; 3P+T 32A; 3P+T 63A e 3P+T. À prova de explosão, são produzidas com material mais forte, prontas para resistir ao uso tanto em ambientes com poeira e gás, quanto em situações de exposição à ferrugem, corrosão, umidade, sol, maresias, compostos ácidos e alcalinos, solventes e soluções de sais.

Benefícios das tomadas da série TAIS:

  • todos os produtos da série TAIS são em termoendurecido – um material que não propaga a chama, não produz gases tóxicos e resiste ao tempo e aos agentes químicos.
  • o coração da TAIS é um interruptor-seccionador de categoria AC3-AC23A com corrente nominal que permite a manobra segura de cargas, incluindo as altamente indutivas.
  • a tomada com porta fusível em cerâmica e bloqueio mecânico em aço fixo ao fundo de cada tomada são feitos dos melhores materiais para obter a máxima segurança.
  • a chave TAIS é a única patenteada que permite determinar o estado do interruptor incluso à distância. Por certo, é pronta para fechar com cadeado em posição 0 e 1.

 

ALUPRES

Por fim, temos as tomadas ALUPRES, feitas em alumínio e materiais ecológicos anti-corrosivos, com camadas que melhoram as características de resistência aos impactos e aos agentes químicos.

Com o bloqueio mecânico, por certo, são ideais para o uso em diversos segmentos,  como mineração, siderurgia, papel e celulose, química e petroquímica, automotivo, aeroespacial, centrais termoelétricas, cimenteiras, energética, comercial, portos e aeroportos, infraestruturas férreas e metrôs e locais com presença de substâncias muito abrasivas em geral.

Vantagens da tomada com bloqueio mecânico:

  • um interruptor-seccionador com categoria AC3-AC23A com corrente nominal que permite a manobra segura de cargas, além disso inclui as altamente indutivas.
  • a tomada com porta fusíveis em cerâmica e o bloqueio em aço fixados no fundo de cada tomada são feitos dos melhores materiais para, assim, obter a máxima segurança.
  • a manopla é preparada para ser fechada com cadeado em posição 0 e 1 para, assim, evitar acionamentos involuntários.

Assim, a Palazzoli, marca comercializada pela Amperi, é pioneira no quesito segurança industrial, normatização de produtos e uso de tecnologia, uma combinação certa que resulta na prevenção assertiva de acidentes e inúmeros ganhos  para a indústria.

Em suma, as tomadas industriais com bloqueio mecânico nas instalações elétrica possibilitam ter:

  • segurança aumentada;
  • risco eliminado de choque elétrico na parte frontal;
  • risco eliminado de arco elétrico na retirada do plugue;
  • aplicações com grande número de manoplas.

Para saber mais sobre as tomadas com bloqueio mecânico da Palazzoli e evitar riscos e situações de arco voltaico, entre em contato com a Amperi e solicite a demonstração com um consultor.

Afinal, será um prazer ajudar a melhorar a segurança das suas instalações elétricas. Até o próximo! 

Fontes: O Setor Elétrico, Universidade Federal do Rio de Janeiro, USP

Compartilhe este artigo

Sobre o Autor:

Sou diretor comercial da Amperi, responsável por criar estratégias que levem soluções de alta confiabilidade, eficiência e segurança para todo o setor elétrico brasileiro. Faça parte da minha rede para trocarmos conhecimento sobre o assunto.
Ir ao Topo