Quando falamos em instalações elétricas, garantir a segurança dos profissionais envolvidos nestes processos deve ser primordial. No setor de energia solar fotovoltaica, por exemplo, existem algumas especificações e exigências para a realização de manutenções, instalações e outros procedimentos, entre elas a Norma ABNT NBR 16274, compatível com instrumentos da italiana HT Instruments.

Neste artigo você vai entender mais sobre a legislação e, dessa forma, saber como ela se aplica em nossos produtos.

Norma ABNT NBR 16274

Conhecida por possuir testes de instalação do tipo 1, a Norma ABNT NBR 16274 estabelece informações e documentações mínimas que devem ser compiladas após a instalação de um sistema fotovoltaico conectado à rede

Ademais, a legislação também descreve os ensaios de comissionamento e critérios de inspeção necessários para avaliar a segurança da instalação, bem como sua correta operação.

Para isso, são realizados testes de instalação com especificidades e procedimentos diferentes.

Tipos de testes

Teste de tensão em aberto

Este teste mede a diferença do potencial elétrico entre os terminais do sistema fotovoltaico. Seu objetivo é verificar se os módulos do sistema solar estão conectados corretamente.

Corrente de curto-circuito

Neste teste se verifica a existência de problemas no cabeamento e a intensidade da corrente elétrica que passa pela célula fotovoltaica quando ela é sujeita à radiação solar.

Teste de continuidade dos condutores de aterramento

Teste que certifica que o cabeamento que faz o aterramento do sistema fotovoltaico tenha continuidade até o ponto de aterramento, a fim de garanti o aterramento do sistema fotovoltaico.

Resistência de isolamento

O Teste de Resistência de Isolamento previne a ocorrência de choques elétricos e outros acidentes avaliando se o isolamento do sistemas fotovoltaico está íntegro.

Este último teste, por exemplo, pode ocorrer de duas maneiras. A primeira realiza ensaios separados entre os polos positivos e o terra, e o polo negativo e o condutor terra. Já a outra corresponde aos ensaios com o polo positivo e o negativo em curto-circuito, além do condutor. Apesar disso, ambas levam em consideração a tensão do sistema, do ensaio e a resistência de isolamento mínima.

Nesse sentido, portanto, é importante escolher produtos que atendam às exigências de segurança brasileiras.

Assim, uma ótima opção são os produtos da linha solar HT Instruments, marca especialista em instrumentos de medição elétrica e que contemplam a Norma ABNT NBR 16274. Que tal conhecer mais sobre ela?


Conhecendo a linha solar HT Instruments

Pioneira na fabricação de multiverificadores de instalações elétricas industriais, de instrumentos de medição de sistemas fotovoltaicos, a marca, em vista disso, se destaca pela tecnologia, praticidade e eficiência de seus produtos.

Número 1 em instrumentos para energia solar fotovoltaica, pois a categoria possui diversos acessórios que possibilitam explorar múltiplas funcionalidades dos equipamentos, com recursos touchscreen, capazes de interagir, portanto, com tablets e smartphones e total adequação à Norma ABNT NBR 16274.


Catálogo Solar em conformidade com a ABNT NBR 16274

Dessa forma, a marca italiana HT Instruments faz parte do time de parceiros exclusivos da Amperi. Sua linha completa de suprimentos elétricos possui mais de 35 anos de atuação no mercado global.

Seu portfólio, portanto, conta com diversos instrumentos de instalação e de medição de sistemas fotovoltaicos. Acesse nosso catálogo para conhecer todos eles e, assim, garantir segurança e performance para suas instalações!