Existem inúmeras vantagens ao empregar sistemas de painéis solares em rede em ambientes industriais. No entanto, para que a eficiência do sistema fotovoltaico seja máxima, bem como a segurança seja garantida para os colaboradores do local, a realização de testes para aferir a integridade dos módulos é indispensável, principalmente antes de manutenções preventivas. Além dos testes de verificação primordiais que você já conheceu em nossos artigos anteriores, existem testes adicionais que são secundários, mas que não podem ser esquecidos.
São eles o teste de tensão ao solo, os ensaios com os diodos de bloqueio e a avaliação do sombreamento dos painéis solares. No artigo de hoje nos aprofundaremos em cada um desses procedimentos e também falaremos sobre os laudos e documentações necessárias que os sistemas fotovoltaicos devem obrigatoriamente possuir, de acordo com o que as normas oficiais estabelecem.
Vale ressaltar que, assim como os demais conteúdos técnicos que você encontrará em nosso site, este post foi embasado no artigo técnico científico ‘Medições e Ensaios em Sistemas Fotovoltaicos segundo a norma NBR16274’, desenvolvido pelo engenheiro André Cunha. Continue lendo para saber mais!
1. Teste de tensão ao solo
O teste de tensão ao solo é indicado para casos onde existe uma ligação de alta impedância para o solo. Alguns fabricantes de painéis solares indicam a maneira correta de ser fazer este teste. .
O ensaio deve ser realizado de acordo com as recomendações do fabricante para os valores de tensão e corrente de fuga estão dentro dos valores aceitáveis.
2. Ensaio do diodo de bloqueio
Os diodos de bloqueio consistem em um componente de proteção entre as conexões das células solares. A principal função deste elemento é impedir que a corrente elétrica de um conjunto de módulos solares passe para outro conjunto de módulos, mas no sentido reverso. Os diodos devem ser testados para verificar se estão na polaridade correta ou e que não há nenhuma evidência de superaquecimento ou de carbonização.
3. Avaliação de sombreamento dos painéis solares
A avaliação do sombreamento dos painéis solares é um teste que consiste na análise da quantidade de luz que está incidindo sobre o sistema fotovoltaico. Esse procedimento deve ser realizado para saber se casas, prédios ou demais tipos de edificações ao redor, bem como as vegetações ali presentes não estão impedindo a incidência de luz sobre o sistema fotovoltaico. No entanto, essa questão vai muito além.
Isso porque as sombras interferem diretamente na geração de energia do sistema fotovoltaico, uma vez que ao não receber luz, haverá a redução da área de absorção dos painéis e, consequentemente, a queda da sua eficiência energética como um todo.
Existe ainda a possibilidade do painel fotovoltaico ser danificado em razão da não incidência solar. Isso acontece porque o sistema pode acabar exercendo um efeito reverso, em que os raios de sol acabam sendo dissipados em forma de calor na área sombreada, podendo comprometer não só uma placa solar específica, como todo o sistema fotovoltaico.
Esta avaliação pode ser feita através de software, antes da instalação do sistema fotovoltaico . Existem softwares hoje no mercado que possibilitam fazer essa avaliação de desempenho e sombreamento.
4. Laudos e documentação necessária
Além da realização dos testes adicionais, é imprescindível que o sistema fotovoltaico apresenta toda a documentação necessária estabelecida pela norma ABNT NBR 16274.
Dentre os principais documentos, vale a pena citar são as informações básicas do sistema solar, projetos de instalação, além das especificações gerais do arranjo fotovoltaico com seus detalhes elétricos, aterramento e demais dados técnicos. Também é importante ter um projeto mecânico, e os resultados dos ensaios de comissionamento e avaliações de desempenho.
5. A importância da verificação
Os testes de verificação dos sistemas fotovoltaicos são indispensáveis para o bom funcionamento e segurança proporcionada pelos painéis solares. No entanto, é preciso fazer um roteiro prévio para a realização desses testes. O ideal é que sejam feitos antes do comissionamento ou mesmo da manutenção dos sistemas fotovoltaicos, pois assim, caso haja algum problema ou item de projeto não instalado, o mesmo poderá ser aferido e reparado junto às demais falhas do sistema.
Para isso, é importante que a norma seja consultada antes da prática dos testes. Lá você encontrará instruções para a realização de cada um dos testes citados acima, seja para o processo de comissionamento ou mesmo antes de manutenções periódicas.
Além disso, a utilização dos equipamentos corretos, com todas as certificações de segurança são determinantes não só para a realização adequada dos testes, mas acima disso, para a segurança dos colaboradores e da pessoa responsável pela realização desses procedimentos. Consulte nosso catálogo para conhecer alguns dos equipamentos que podem facilitar a realização dos testes adicionais e outras medições.
Conheça a Amperi – Soluções Industriais
A Amperi trabalha ao lado de grandes marcas com o intuito de oferecer materiais elétricos de alta qualidade para indústrias de grande porte que colocam a segurança e a produtividade em primeiro lugar. Quer conhecer melhor os nossos produtos? Acesse nosso site, confira nossos catálogos e solicite agora mesmo um agendamento online para conversarmos sobre o seu projeto. Será um prazer poder contribuir com a sua empresa!