As instalações elétricas são como guardiãs da força que movimenta e ilumina os mais variados tipos de ambientes, desde o doméstico até os grandes galpões industriais. Assim, como o coração que pulsa energia, os equipamentos e produtos que compõem a instalação elétrica devem ser seguros, resistentes e oferecer praticidade para as manutenções de rotina. 

Entre essas ferramentas que facilitam as ações do dia a dia dos operadores e que reduzem riscos estão o identificador de circuitos elétricos e o detector de interruptores com indicação sonora e LED que, combinados, indicam o interruptor de referência da tomada e linha elétrica. 

O identificador de circuitos elétricos possibilita a checagem do funcionamento de cabeamentos de rede, a continuidade ou presença de curto-circuito em fios e cabos elétricos.

Assim, para falar sobre a importância da ferramenta manutenção das instalações elétricas, preparamos este artigo que traz também uma solução moderna e acessível da HT Instruments. Acompanhe a leitura e boas energias por aí! 

 

O que é um circuito elétrico?

Antes de falar sobre o identificador de circuito elétrico em si, é importante esclarecer o que é, de fato, um circuito elétrico e do que ele é composto. Vamos lá?

Quando falamos de circuito elétrico, falamos de uma ligação de dispositivos, como geradores, resistores, receptores, entre outros, estabelecida por meio de um fio condutor, que permite a passagem de cargas elétricas por entre os elementos do circuito. 

Um circuito elétrico pode conter uma variedade grande de elementos, com funções diversas, tais como produzir calor, armazenar cargas elétricas, interromper a passagem da corrente elétrica.

Para regulamentar os circuitos elétricos, há a norma da ABNT NBR 5410 – Instalações Elétricas de Baixa Tensão, mas ela não estabelece um número específico de circuitos que uma instalação elétrica deve ter. No entanto, o documento orienta que se criem o número de circuitos necessários para que a instalação possa funcionar de forma correta e segura. 

Outra exigência da norma é que devem ser previstos circuitos separados para pontos de iluminação e de tomadas.

Assim, para garantir que um circuito elétrico esteja em pleno funcionamento e tenha o desempenho esperado, é preciso que esteja dentro dos requisitos de segurança e que haja uma constante verificação das condições dos cabos e dos elementos que o compõem, além da checagem da passagem da corrente elétrica para certificar que ela está fazendo seu caminho sem desvios ou perdas. 


Vantagens no uso do identificador de circuitos elétricos

Como vimos acima, a manutenção dos circuitos elétricos é de fundamental importância para que o sistema que gera força e energia nos espaços privados, públicos, domésticos e comerciais entregue seu melhor.

Então, como aliado nesses procedimentos, temos o identificador de circuitos elétricos que oferece vantagens como:

  • o instrumento é capaz de eliminar o processo de tentativa e erro na identificação de circuitos, levando a operações mais seguras e mais confiáveis;
  • permite a identificação e a correção imediata de problemas;
  • oferece mais praticidade na rotina de manutenção;
  • economiza tempo da operação.


Identificador de circuitos elétricos HT38: solução prática, segura e eficiente 

Sempre atenta às necessidades e demandas do mercado de geração de energia e em busca das soluções que integram eficiência e segurança, assim, a Amperi tem em seu catálogo de produtos o identificador de circuitos elétricos HT38, desenvolvido pela HT Instruments, que auxilia e simplifica o trabalho dos profissionais na busca dos interruptores de referência das linhas elétricas.

O instrumento é composto por dois elementos: o HT38T que, ao ser ligado à tomada, gera um sinal, captado pelo receptor HT38R, que por sua vez, reconhece o sinal e indica o interruptor de referência por meio de um sinal sonoro e uma luz verde de LED.

Para mostrar os benefícios no uso do identificador de circuitos elétricos HT38, preparamos um tête-à-tête com as perguntas mais frequentes sobre a ferramenta e as respostas:

Por que usar o HT38?

Porque o aparelho permite que o operador encontre um disjuntor sem que precise fazer qualquer interferência na instalação.

O receptor precisa tocar o borne do disjuntor?

Não, ele precisa apenas passar pelo disjuntor para localizar o sinal da tomada a ser desligada.

Como funciona o identificador de circuitos elétricos HT38?

O gerador introduz ao cabo com tensão um sinal que é reconhecido pelo receptor HT38R. Além disso, é possível assistir a uma demonstração do uso aqui.

Quais as funções do HT38?

  • localização de dispositivos de proteção
  • indicação sonora e por LED
  • categoria de proteção CAT III 250V
  • alimentação 100÷120 / 200÷250VAC, 50/60Hz / 1X 9V
  • peso em kg (incluindo as baterias) 140
  • Dimensões (L x A x H) 95x60x30

[ Esgotado ] Cadastre-se e tenha 10% de desconto no HT38

Por fim, para garantir a entrega da melhor solução em identificação de circuitos elétricos, a Amperi, em parceria com o Electricity, o Canal da Elétrica no YouTube, ofereceu o HT38 com 10% de desconto até a data de 31/12/2021 e, como era previsto, o estoque com desconto se esgotou.

Apesar disso, o HT38 continua a venda e sua cotação atualizada pode ser obtida por meio de um cadastro rápido. Depois, basta aguardar o contato do atendimento Amperi para ter em mãos a ferramenta que, por certo, vai oferecer mais praticidade, eficiência e segurança para sua instalação elétrica. 

Então, conte com a Amperi e com nosso time de especialistas para soluções personalizadas. Lembre-se, portanto, que elas rendem um melhor desempenho elétrico em ambientes privados, públicos, comerciais e industriais. 

Até o próximo! 

Fontes: Potência Portal, Mundo Educação UOL