Nos países da Europa existe uma norma denominada CEI82-25V1 (Norma que originou a Brasileira ABNT NBR16150) que estipula alguns testes e requisitos básicos que uma instalação solar deve ter para ser aprovada.
Essa norma determina que haja simultaneidade durante a medição da potência entregue pelo inversor e a gerada pelas placas desta mesma usina fotovoltaica de acordo com a irradiação recebida por elas, suas temperaturas e também a temperatura ambiente.
Para tornar estas medições possíveis ao mesmo tempo, a HT Instruments Itália desenvolveu junto ao SOLAR300N os acessórios HT304N, que é uma célula de referência tanto para módulos mono quanto policristalinos que possui também um termômetro de contato e o módulo remoto SOLAR-02, que manda os dados coletados pelo HT304N via rádio frequência para o SOLAR300N, possibilitando a fusão das informações para a realização do cálculo e do diagnóstico a serem exibidos em sua tela.
Além de realizar estes testes de eficiência da usina solar como um todo, o SOLAR300N é também um poderoso analisador de qualidade de energia, capaz de registrar mais de 250 parâmetros elétricos simultaneamente. Dados estes como harmônicas de tensão e corrente até a 49ª ordem com cálculo de THD%, flickers de tensão, spikes, anomalias de tensão, entre outros.
O Instrumento já vem com tela sensível ao toque, software Topview para análise e exportação dos dados para realização de relatórios. Tem ainda, 1 ano de garantia, assistência técnica no Brasil e manual em Português.
Gostou deste equipamento e quer saber mais sobre ele?