Tecnologia a serviço da construção. Tecnologia a serviço da energia. A câmera térmica, que fornece imagens por meio da termografia, tem estado cada vez mais presente nas rotinas de inspeções elétricas prediais tanto em estruturas industriais quanto civis. Nesse ínterim, a ferramenta tem sido uma aliada importante, prática e versátil capaz de garantir melhores condições de segurança aos operadores e colaboradores e maior economia para os negócios. 

De olho nas inovações e nas soluções industriais e suprimentos elétricos, a Amperi lança sua Linha Termográfica com três modelos de câmeras térmicas que são fáceis de operar e desenvolvidas para diagnóstico e detecção de falhas elétricas em instalações industriais e civis. As câmeras com sensor de calor Amperi contam com termovisores capazes de prevenir problemas em inspeções de -20°C a 550°C. Então, para conhecer as novidades em termografia, acompanhe a leitura deste artigo. 

O que é uma câmera térmica e como funciona?

Vamos começar explicando o que é uma câmera térmica. Primeiramente, o aparelho é um dispositivo com capacidade de medir a temperatura de um corpo ou objeto por meio da captura da luz infravermelha emitida por ele. Desse modo, a tecnologia presente nas câmeras térmicas transforma a radiação infravermelha em imagens visíveis ao olho humano.

Sendo assim, as câmeras com sensor de calor são sensíveis a qualquer objeto ou corpo aquecido a uma temperatura maior que zero absoluto (-273 °C) que emite ondas eletromagnéticas. A energia infravermelha emitida é, então, captada por essas câmeras térmicas, que geram imagens, como se fizessem uma leitura, um scanner, da região em questão. 

Para que serve a câmera térmica?

De forma bastante prática e segura, as câmeras térmicas podem emitir alertas inteligentes de superaquecimento e de incêndio. Ou seja, atua como uma ferramenta de prevenção de acidentes e danos materiais.

Assim, as câmeras e sensores infravermelhos, por meio da termografia elétrica, podem servir para realização das chamadas inspeções preditivas. Desse modo, medem a temperatura e distribuição de calor dos componentes elétricos energizados, sinalizando uma situação de risco.  

Dessa maneira, a utilidade das câmeras térmicas está em descobrir e diagnosticar possíveis falhas ou conexões deficientes, além de cargas desequilibradas e se há avarias no  isolamento do sistema elétrico. 

Exemplos de como a termografia pode ajudar na redução de acidentes 

De acordo com o estudo prática e teórico “Termografia na prevenção de acidentes por conexões, produtos irregulares e mal dimensionados na manutenção elétrica”, da Universidade do Sul de Santa Catarina, por meio do uso das imagens termográficas, ficou nítida a forma como um chuveiro instalado incorretamente apresentou um aquecimento maior de seus cabos. Ainda que não tenham esquentado a ponto de entrarem em curto-circuito durante o experimento, os cabos superaquecidos acabaram por danificar os componentes eletrônicos do aparelho. 

A pesquisa incluiu outras situações com o uso da termografia na construção civil e, de modo geral, os resultados obtidos demonstraram a utilidade da termografia como uma técnica importante de manutenção preventiva e preditiva para evitar acidentes. 

Ou seja, com os experimentos foi possível demonstrar que o superaquecimento de condutores mal dimensionados ou de qualidade inferior é e facilmente detectável através da lente de uma câmera térmica e as inspeções de rotina são responsáveis por identificar seus riscos na prática.

Por fim, o estudo aponta as câmeras térmicas como uma tecnologia acessível, que facilita o seu trabalho de manutenção e gera uma avaliação mais precisa das possíveis causas de anomalias em sistemas elétricos.

Quais as aplicações das câmeras térmicas?

Como destacamos no início e no estudo acima, há uma forte presença deste ferramenta na construção civil e nas instalações prediais industriais e civis. Todavia, a abrangência da câmera térmica é bastante grande e pode chegar até ao campo da saúde e da medicina. 

Dessa forma, como as principais utilidades das câmeras térmicas, podemos destacar:

  • aquecimento de componentes elétricos com defeito;
  • falhas em isolamento;
  • identificação de vazamentos dentro de paredes sem a necessidade de quebrá-las;
  • desequilíbrios nas cargas;
  • controle de qualidade em processos industriais;
  • sobrecargas em circuitos;
  • conexões feitas de maneira irregular;
  • prevenção de incêndios;
  • detecção e estudo de umidade em diversos ambientes;
  • detecção de lesões por aumento de fluxo sanguíneo;
  • análises médicas não invasivas.

Quais os tipos de câmeras térmicas Amperi?

Bem, agora que sabemos mais sobre as câmeras térmicas e suas funções e aplicações, vamos à Linha Termográfica Amperi, que conta com três tipos de câmeras com sensor de calor para inspeções e detecção de falhas elétricas disponíveis no mercado. 

Elas são ferramentas fundamentais para manutenção das instalações elétricas, para prevenção de riscos elétricos e detecção de falhas. Sobretudo, tais ferramentas garantem mais segurança e eficiência às construções industriais e civis. Então, confira a seguir os modelos que são novidades no portfólio Amperi

O primeiro modelo, a AMP210, é uma câmera térmica indicada para diagnósticos em engenharia civil (predial), inspeção HVAC, manutenção de facilities e manutenção elétrica. Trata-se de uma ferramenta portátil, com excelente desempenho em qualidade de imagem e duração da bateria, com detector IR de 256×192 e luz visível de 240 x 320 pixel. Além disso, possui imagens térmicas infravermelhas detalhadas e de fusão de luz dupla.

A segunda opção é a termocâmera AMP120, uma ferramenta portátil, com excelente desempenho em qualidade de imagem e duração da bateria. Esta câmera térmica adota detector IR de 256×192.

Além disso, o equipamento fornece imagens de luz visível e infravermelha, que colaboraram para o encontro de possíveis falhas de forma mais rápida. 

Sua aplicação é indicada para diagnósticos em engenharia civil (predial), inspeção HVAC, manutenção de facilities e manutenção elétrica.

De forma geral, os dois modelos da Linha Termográfica Amperi citados acima contam com câmeras:

  • Bateria Li-ion (recarregável e com autonomia de até 16 horas);
  • Relatórios por meio do software Thermo Tools;
  • Garantia de 1 ano de assistência Amperi contra defeitos;
  • Funcionamento no escuro (registram a emissão de IR e a imagem térmica é salva na memória);
  • Grau de Proteção à queda (IP54 e resistente à altura de até 2 metros);
  • Distância de detecção a partir de 0,40m de distância (um objeto com 1cm de lado pode ser detectado). 
  • MODELO AMP90

E, para fechar o trio da Linha Termográfica Amperi, temos o modelo AMP90 que, na verdade, transforma um smartphone comum em uma câmera térmica. Ao conectá-la a um celular, é possível encontrar e corrigir os problemas de HVAC com rapidez e precisão, detectar problemas de construção de forma eficaz e segura e testar as falhas elétricas. Ela é uma aliada também para o patrulhamento noturno.

Entre suas aplicações destacamos: diagnósticos em engenharia civil (predial), inspeção HVAC, manutenção de facilities e manutenção elétrica.

Então, agora que você conhece a Linha Termográfica Amperi, baixe nosso catálogo e tenha mais informações sobre as câmeras térmicas. Realize a manutenção e a prevenção de falhas em instalações elétricas com maior assertividade e praticidade.   

Até o próximo! 

Fonte: “Termografia na prevenção de acidentes por conexões, produtos irregulares e mal dimensionados na manutenção elétrica”