Focar na manutenção preditiva é indispensável para que tanto pessoas quanto patrimônios estejam protegidos nos parques fabris. Para isso, os responsáveis pela manutenção das estruturas desses espaços precisam contar com recursos inovadores que permitam a identificação precoce de problemas capazes de ameaçar a integridade das pessoas e colocar em xeque a produção. Como parte dessa estratégia, lançar mão de uma câmera termográfica industrial se torna essencial para detecção antecipada de falhas em sistemas elétricos, hidráulicos, estruturais e de qualidade. 

Então, enriquecendo o portfólio da Amperi e oferecendo uma nova solução para a indústria nacional, a câmera termográfica industrial AMP210, baseada em aprendizado avançado, proporciona praticidade e alto desempenho para fortalecer a segurança das operações. Neste sentido, a indústria de todos os segmentos passa a ter acesso a uma ferramenta inteligente, inovadora e prática para o dia a dia da gestão de riscos.

Preparamos este artigo para compartilhar como a termografia industrial é valiosa, os problemas que ela pode resolver, contar todas as especificações da câmera termográfica industrial AMP210 e, além disso, apresentar outros produtos da Linha Termográfica Amperi para você ficar por dentro de todas as novidades. Acompanhe a leitura!

Como a termografia favorece a segurança na indústria?

Antes de entender os benefícios da termografia nas fábricas, precisamos compreender como ela funciona. Por meio da emissão de luz infravermelha em tempo real, é possível fiscalizar a temperatura de máquinas, equipamentos e superfícies. Tudo isso sem a necessidade de interromper o funcionamento e sem contato físico dos operadores. A medição é apresentada em um termovisor que mostra o mapa de calor, sinalizando possíveis riscos nas instalações, para que sejam resolvidos antes que provoquem danos e onerem a empresa. 

Desse modo, a termografia industrial, realizada com câmeras termográficas de qualidade, é capaz de:

  • aumentar a eficiência da manutenção preditiva;
  • evitar o desligamento de maquinário e, portanto, a queda na produção;
  • reduzir despesas oriundas da manutenção corretiva;
  • evitar acidentes com operadores, seja na inspeção – já que esta é feita a distância – ou por acidentes;
  • estender a vida útil dos equipamentos.

Com a constante evolução da tecnologia, novas soluções surgem para potencializar esses benefícios e incrementar programas de manutenção preditiva. É o caso da câmera termográfica industrial AMP210, a qual vamos conhecer melhor adiante. Vamos chegar lá!

Mas quais tipos de problemas podem ser diagnosticados com a termografia industrial?

A versatilidade de aplicação da termografia industrial é mais um motivo para ela ser tão relevante nos parques fabris. Da averiguação de sistemas elétricos a mecânicos, da detecção de emissão de gases inflamáveis até a identificação de vazamento em paredes, as câmeras termográficas industriais realizam a medição de temperatura a fim de encontrar fugas e superaquecimentos que são potenciais ameaças às estruturas, como incêndios e acidentes graves.

Desse modo, são superados, de forma mais inteligente e consciente, desafios que atravessam o dia a dia das indústrias e a experiência dos colaboradores.

Câmera termográfica industrial AMP210: tecnologia para mais precisão nas imagens térmicas

A busca por inovações que contribuam efetivamente para a segurança de instalações elétricas move os esforços da equipe Amperi. A partir disso, apresentamos a câmera termográfica industrial AMP210, que chega oferecendo imagens térmicas de qualidade e mapas de calor com maior precisão. O equipamento conta também com fusão de luz dupla, para que a visualização de possíveis falhas seja muito mais clara e fácil, poupando tempo e otimizando as tomadas de decisão.

Além disso, a câmera termográfica industrial AMP210 é portátil e tem características que a tornam altamente eficiente e prática para a execução da manutenção preditiva em sistemas diversos. Confira: 

  • Módulo infravermelho 256 x 192 com excelente qualidade de imagem;
  • Foco automático e medido de 0,5 m a 10 m;
  • 16 horas de execução e carga rápida de 2 horas e 50 minutos;
  • Liga em apenas 1 segundo;
  • Grau de proteção IP54 e resistente a quedas de 2 metros;
  • 4 paletas de cores para exibir a temperatura;
  • Ampla faixa de medição de temperatura até 550°C;
  • Interface Type-C, compatível para transferência de dados e projeção na tela do computador.

Linha Termográfica Amperi eleva o nível de imagens térmicas industriais

AMP90 e AMP120, então, são dois modelos de câmeras termográficas industriais que também integram o lançamento da Linha Termográfica Amperi. O primeiro foi desenvolvido para ser conectado a um smartphone e, de forma muito funcional e segura, mapear o calor para transformá-lo em imagens definidas. Já o segundo modelo, AMP120, supera termômetros infravermelhos de ponto único, exibindo imagens de 10.800 pixels instantaneamente. Ao lado do AMP210, por certo, formam um trio inovador para sua empresa cuidar da segurança nas estruturas.

Aplicar a tecnologia, aliada a programas de manutenção preditiva, significa proporcionar ainda mais eficiência e segurança para a indústria e para as pessoas que, todos os dias, estão operando máquinas e equipamentos, promovendo não só um ambiente mais responsável, mas também impactando diretamente na produtividade do negócio. Agora que você já conhece as novidades e sabe que pode contar com inovações da Linha Termográfica Amperi, peça uma demonstração técnica e comprove todos os benefícios! Envie aqui uma mensagem para a nossa equipe e, em breve, retornaremos o seu contato.

Até logo :)