Calor como sinal de atividade, calor como sinal de energia. O calor indica que há vida. Nas instalações elétricas prediais em funcionamento, há calor. No entanto, esse calor precisa ser acompanhado de perto, medido e avaliado constantemente para que, qualquer aumento, possa ser rapidamente detectado e para que as condições de segurança possam ser garantidas. Desse modo, com o objetivo de realizar a manutenção preditiva das instalações elétricas, você pode contar com o recurso da termografia elétrica.

Mas o que é a termografia elétrica? Qual ferramenta se utiliza? Para que serve? Como a termografia é usada em quadros e painéis elétricos? Quais problemas de aquecimento ela detecta? E quais benefícios a termografia agrega à manutenção elétrica industrial e predial? Para responder todas essas perguntas e falar sobre as 10 coisas que você precisa saber sobre termografia elétrica, uma ferramenta fundamental de segurança, preparamos este artigo. Acompanhe a leitura!

1 O que é termografia elétrica?

A primeira coisa a saber é sobre o que significa o termo “termografia”. A palavra tem origem no grego therme, que significa “calor”, e grafia, “escrita”. Ou seja, o conceito faz referência ao calor que pode ser percebido ou descrito.

Assim, dentro do setor de manutenção industrial e preditiva, a termografia elétrica é uma técnica de inspeção capaz de mapear e identificar as diferentes temperaturas presentes em componentes, equipamentos ou processos, através do uso da radiação infravermelha.

Assim, quanto maior a temperatura do objeto ou da área, maior a radiação infravermelha emitida. No entanto, esta radiação possui um comprimento de onda impossível de ser vista a olho nu, mas que por meio da sensibilidade da ferramenta ao calor, ela é capaz de sentir e “desenhar”, associando cores às temperaturas encontradas.  

2 Qual a origem da termografia?

Depois de compreender o termo, vamos à origem da termografia por infravermelho que remonta do século XVI, quando Giambattista Della Porta fazia seus estudos ópticos. Já no século XIX, Sir John Herschel deixou mais evidente a descoberta de que o sol emitia raios infravermelhos

Foi a partir desse momento, então, que muitas outras descobertas se deram nessa área ao longo da história, entre elas temos: o desenvolvimento do bolômetro, aparelho capaz de medir pequenas diferenças de temperatura, e nos anos 60, a criação dos imageadores infravermelhos, equipamentos que geravam imagens através da determinação da temperatura dentro de cinco minutos.

3 Para que serve a termografia elétrica?

Bem, vamos agora à terceira questão que envolve a termografia elétrica: para que ela serve? Por que identificar o calor emitido nas estruturas e instalações? De maneira bastante direta podemos dizer que a termografia elétrica serve para segurança, prevenção e proteção de pessoas e espaços

De forma mais detalhada, podemos dizer que termografia elétrica, que também pode ser chamada de inspeção preditiva infravermelha, é uma prática que, por meio do uso de câmeras e sensores infravermelhos, serve para medir a temperatura e distribuição de calor dos componentes elétricos energizados.

Dessa maneira, sua utilidade está em descobrir e diagnosticar possíveis falhas ou conexões deficientes, além de cargas desequilibradas e se há avarias no  isolamento do sistema elétrico. 

4 Como funciona a termografia em instalações elétricas e quadros elétricos?

Como falamos acima, a termografia elétrica é uma tecnologia que identifica o calor que pode ser identificável na forma de radiação infravermelha. Nas instalações elétricas, utilizam equipamentos específicos, como a câmera termográfica, que realiza a captura da radiação infravermelha e, a partir dela, obtém os valores de temperatura do componente analisado. 

Com as informações passadas pela imagem térmica, um especialista é capaz de avaliar qual a situação daquele componente, se há riscos ou não para a instalação. Trata-se de uma prevenção. 

Desse modo, situações como superaquecimento dos componentes energizados e painéis elétricos podem ser identificadas por meio da termografia elétrica, permitindo que as ações de medidas corretivas possam ser  tomadas para corrigir a tempo para evitar acidentes, danos e prejuízos

5 Quais os benefícios da termografia elétrica?

Pelas questões anteriores, já foi possível compreender os motivos e vantagens de se fazer uso da termografia elétrica. Mas vale destacar aqui seus principais benefícios para as atividades industriais e para as estruturas prediais em geral. Entre eles, temos então:

  • proteção da vida;
  • prevenção de acidentes;
  • redução de interrupções das atividades por falhas nos equipamentos ou componentes; 
  • redução do consumo de energia;
  • aumento da produtividade;
  • aumento da vida útil dos equipamentos;
  • redução dos custos de manutenção corretiva e de afastamentos de pessoal.

6 Como a termografia pode aumentar a produtividade da minha empresa?

Seguindo com as vantagens no uso da termografia elétrica, chegamos ao uso da ferramenta para aprimorar as inspeções elétricas que, quando mantidas em dia, podem refletir diretamente nos resultados das empresas.

Desse modo, com o uso de câmeras térmicas é possível: focar nos processos de inspeção para manter o equipamento em pleno estágio de funcionamento e distante de falhas e otimizar o tempo das inspeções, que podem ser realizadas sem a necessidade de desligamento do equipamento.

Assim, pode haver aumento da produtividade do campo fabril, aumento da segurança e da confiabilidade e, consequentemente, aumento da vida útil dos equipamentos. Diante desse combo de vantagens, a empresa fica muito mais perto de conquistar os resultados positivos na gestão da manutenção e da produção.

7 Onde a termografia elétrica pode ser utilizada?

Com os benefícios da termografia elétrica, em quais situações a inspeção por meio dela é compatível? Veja a seguir algumas das possibilidades:

  • Instalações e sistemas elétricos

Neste caso, a termografia pode identificar problemas por conta da deficiência de contato ou condutividade.

  • Equipamentos mecânicos

Para além dos setores elétricos, a termografia também é aplicável em equipamentos mecânicos com objetivo de identificar atritos entre as peças e deficiências no isolamento térmico.

  • Sistemas de refrigeração e aquecimento

Outra situação na qual a termografia também pode ser usada: em sistemas de refrigeração e aquecimento (como manutenção de ar-condicionado, por exemplo).

  • Infiltrações e isolamento térmico

Com sua capacidade de sentir falhas de temperatura, a termografia elétrica auxilia na identificação e resolução das falhas no isolamento térmico, contribuindo para o aumento da potência de funcionamento dos equipamentos.

8 Quais os perigos gerados pela falta de manutenções preditivas elétricas?

Bem, quando se trata de uma rede elétrica industrial, por exemplo, em razão da sua grande quantidade de equipamentos ligados à energia, das redes de alta tensão e possíveis oscilações, capazes de gerar alterações significativas na temperatura de determinados conjuntos elétricos, há ausência de inspeções elétricas regulares pode causar sérios danos e prejuízos. 

Entre eles, podemos destacar: curtos circuitos; pontos de início de chamas; riscos de choques elétricos aos colaboradores e danificação de equipamentos essenciais para o ciclo produtivo.

Por isso, o monitoramento das condições das instalações elétricas é um aliado importante na busca por irregularidades e se torna ainda mais eficaz com o apoio da tecnologia, como é o caso das ferramentas de termografia.

9 Qual a importância do uso das câmeras térmicas?

A forma de “enxergar” a irradiação infravermelho e, assim, identificar as falhas elétricas em razão de irregularidades na temperatura de máquinas, equipamentos ou conjuntos mecânicos é por meio das câmeras térmicas. Elas apresentam a imagem térmica do calor emitido pelo componente ou instalação e facilitam o dia a dia dos operadores e gestores de manutenção

10 Qual a ferramenta mais indicada para manutenção industrial e preditiva? 

Por fim, apresentamos a solução da Amperi em termografia elétrica que chega para colaborar com a rotina das inspeções elétricas prediais e industriais. Trata-se da câmera termográfica AMP210, indicada para diagnósticos em engenharia civil (predial), inspeção HVAC, manutenção de facilities e manutenção elétrica. 

A câmera termográfica AMP210 é uma ferramenta portátil, com excelente desempenho em qualidade de imagem e duração da bateria, com detector IR de 256×192 e luz visível de 240 x 320 pixel. Além disso, possui imagens térmicas infravermelhas detalhadas e de fusão de luz dupla.

Desse modo, as inspeções elétricas ganham em praticidade, tempo e economia, gerando melhores condições de trabalho e de produtividade. 

Acesse aqui, conheça os detalhes técnicos da AMP210 e conte com nosso time de especialistas para garantir as melhores soluções industriais e suprimentos elétricos. 

Até o próximo!