O teste com imagens termográficas, como o próprio nome sugere, consiste no uso de uma câmera termográfica para a medição da temperatura de ambientes, equipamentos ou mesmo pessoas. Aqui focaremos na facilidade que as imagens termográficas proporcionam no que diz respeito a aferição de equipamentos elétricos e termografia das placas solares, dos sistemas fotovoltaicos

Grandes indústrias fazem uso deste recurso para verificar defeitos e irregularidades não só em sistemas elétricos,  como também em sistemas mecânicos e hidráulicos que envolvem a dissipação de calor.

Posteriormente, com as imagens térmicas obtidas, é possível verificar se há pontos com temperatura mais elevada do que o normal. Caso haja, isso pode apontar alguma irregularidade ou dano no sistema e, desta forma, essa análise pode contribuir para que seja possível tomar uma providência antes que os painéis solares tenham seu funcionamento comprometido. Por isso, o ideal é que este procedimento seja realizado antes das manutenções preventivas.

O teste no sistema de placas solares 

O teste com câmeras termográficas pode apontar diversas irregularidades, por isso é preciso dedicar uma atenção especial à realização desse teste em painéis solares. Isso porque, ao apresentarem células ou pontos com a temperatura acima do normal, podem comprometer o sistema fotovoltaico, causando a queda no desempenho na geração de energia e, consequentemente a diminuição da vida útil dos painéis solares. Além disso, entre os defeitos mais frequentes são módulos quebrados, diodos de by pass com defeito e conexões mal feitas.

Vale ressaltar que, com base no artigo sobre medições e ensaios em sistemas fotovoltaicos elaborado pelo engenheiro André Cunha, é imprescindível que o teste de termografia das placas solares seja realizado com o sistema em operação e também com uma irradiância maior do que 700 W/m2.

As câmeras termográficas

Para realizar os testes de imagem, é importante que você adquira uma câmera termográfica. Para isso, faça uma breve pesquisa de mercado levando em conta as principais características técnicas no produto. Uma boa opção é a câmera termográfica THT45W compacta, desenvolvida pela HT Instruments. Além de ser capaz de aferir temperaturas de -20°C a 350°C, esse equipamento tem sensores que permitem o seu uso em sistemas fotovoltaicos ou convencionais. Esse instrumento permite ainda que as imagens obtidas sejam exportadas para análise posterior ou mesmo para anexar em relatórios através do software THTLink. Para conhecer melhor esse produto, clique aqui

Testes de segurança e comissionamento

Além do teste com imagens termográficas, há outros procedimentos que devem ser realizados para garantir a segurança e bom funcionamento dos sistemas fotovoltaicos. Você pode conferir detalhes sobre esses testes acessando o nosso blog, que é atualizado frequentemente com assuntos relevantes sobre o tema. Quer saber mais sobre os benefícios que o sistema solar pode trazer para a sua empresa? Entre em contato conosco e solicite uma consultoria personalizada.