As cidades se transformam e prédios, condomínios e arranha-céus vão compondo, dia a dia, novos cenários. Tijolo sobre tijolo, em uma velocidade surpreendente, as construções são erguidas. Dessa forma, o setor da construção civil é um dos que se mantém quente, mesmo diante de situações econômicas adversas. Assim, há instalações elétricas, com quadro de tomadas para canteiros de obras, a todo vapor pelo País que precisam ser seguras e eficazes.

Nesse sentido, a construção civil pode contar com soluções inovadoras de aparelhos elétricos e recursos modernos, como os quadros de unidades de tomadas combinadas. Estes, por sua vez, oferecem mais segurança, praticidade e agilidade à rotina, muitas vezes, ininterrupta de trabalho nos canteiros de obra. Por meio do uso de equipamentos de qualidade é possível garantir um ambiente mais produtivo, salubre e seguro. Nesse ínterim, estes equipamentos são cruciais pois devem atender, com excelência, às normas de segurança e aos padrões de fabricação.

Para isso, te convidamos a acompanhar este artigo. Nesta leitura você irá conhecer as vantagens e benefícios obtidos pelos trabalhadores da construção civil com o uso da unidade de tomadas combinadas, Janus, ideal para quadros de tomadas para canteiro de obras. Vamos lá?

Riscos e acidentes elétricos nos canteiros de obras 

Primeiramente, vamos tratar dos perigos e acidentes que permeiam os espaços de obras e que colocam em risco a vida dos trabalhadores. Geralmente, nos canteiros de obras, as instalações elétricas são temporárias. Por conta disso, muitas vezes, os recursos e aparelhos elétricos ficam a desejar nos quesitos qualidade e segurança. 

De acordo com estudos na área, muitos erros e acidentes nos canteiros de obras são causados por conta de ligações mal feitas e remendadas, que podem causar um curto circuito na fiação, além do uso de tomadas inadequadas e cabos de energia ligados sem caixa de proteção. Sendo assim, a situação coloca a construção civil como o setor com o maior número de ocorrências

Para contextualizar, vamos analisar dados fornecidos pelo Ministério da Previdência Social. No ano de 2013, o setor da indústria registrou um total de 308.816 acidentes. Importante ressaltar que este número engloba diversas áreas da produção industrial, como, por exemplo, metalúrgica, produtos químicos, equipamentos e construção civil. Além disso, ele demonstra que, do total, 61.889 acidentes (20%) aconteceram no setor da construção civil. Ou seja, um em cada cinco acidentes que ocorreram no setor da indústria brasileira em 2013 aconteceu dentro de um canteiro de obras.

Normas de segurança e tomada de consciência nas instalações elétricas

Para mitigar os riscos de acidentes e reduzir as estatísticas que mencionamos acima, é fundamental contar com aparelhos, produtos e equipamentos elétricos que estejam em acordo com as normas de segurança estabelecidas.

Quando se tratam de instalações elétricas, inclusive as instalações temporárias comuns na construção civil, é preciso seguir normas como a NR10, Segurança em Instalações e Serviços com Eletricidade, do Ministério do Trabalho e Emprego; a NR18 Instalações Elétricas e a NBR 5410 Instalações Elétricas de Baixa Tensão da ABNT. 

Além disso, para garantir o seguimento às conformidades, deve-se conscientizar as pessoas que estão diretamente ou indiretamente ligadas à operação de uma instalação elétrica. 

Campanhas, avisos, treinamentos e o uso de dispositivos de segurança, como o caso do bloqueio mecânico de tomadas industriais e os quadros de tomadas para canteiro de obras, são ações e recursos que não podem faltar para garantir um ambiente seguro a todos. 

Quadro elétrico com unidades de tomadas combinadas Janus: mais praticidade, agilidade e segurança na obra 

Agora que entendemos como os canteiros de obras e as suas instalações elétricas precisam ser seguras e eficazes, dia e noite, vamos à solução que o setor tem à disposição e que atende tanto às normas nacionais quanto internacionais de segurança: a unidade de tomadas combinadas Janus. 

A Janus é um quadro elétrico moderno e inteligente, capaz de atender obras industriais de médio e grande porte, com possibilidade de montagem de acordo com a necessidade do local. Em se tratando de construção civil, cada canteiro de obra se dá em um lugar e cada edificação requer uma demanda elétrica. Janus acompanha bem essas variáveis todas, além de ser extremamente resistente, mesmo exposta às situações adversas das obras.  

Como falamos no início deste artigo, nos canteiros de obras, geralmente as instalações elétricas são temporárias e, por isso, muitas vezes recorre-se às famosas “gambiarras”. 

Mas são essas atitudes que colocam em risco a segurança de pessoas e instalações. 

A unidade combinada de distribuição de energia, Janus, agrega segurança e evita casos como fios expostos, fios sobre água e barro e outros problemas que possam gerar acidentes, como arco voltaico. Além disso, o setor pode contar com a praticidade, a eficiência, a agilidade e a mobilidade desse robozinho em forma de tomada. 

Veja a seguir as principais aplicações da Janus:

  • obras móveis e fechadas: indicada para ambientes nos quais há pouco espaço ou em situações nas quais o uso é intenso e em vários locais distintos.
  • obras fixas e abertas: pode ser usada como um quadro de comando elétrico para obras, devido à boa resistência mecânica e ao acabamento em material não corrosivo, resistente às ações do tempo.

Benefícios no uso do quadro de comando elétrico Janus:

  • aceita várias configurações de tomadas entre 16 e 63 amperes com possibilidade de montagem com até 8 tomadas industriais comuns ou 4 tomadas com bloqueio mecânico até 32A;
  • possui trilho para disjuntores, DR´s e ainda pode ser montada com trafo rebaixador de 220V para 24V;
  • evita fios expostos e situações que possam gerar arco voltaico;
  • a tampa frontal permite que os operadores acionem facilmente às proteções do quadro em cada momento e em cada tipo de instalação;
  • integra todas as soluções para ser instalado tanto em superfície como em solo, sem necessidade de outros acessórios;
  • sua alça ergonômica permite transporte fácil pelos canteiros de obras;
  • os cones protegem os cabos contra os jatos de água quando o quadro está instalado em superfície.
  • produzido em termoplástico, com grau de proteção IP65, tem material auto-extinguível, resistente ao tempo, aos raios U.V., e que não provoca gotejamento quando exposto ao calor excessivo.

Por fim, a Janus é uma unidade portátil de tomadas combinadas que possibilita melhores condições de trabalho e de produção nos canteiros de obras. 

Para saber mais sobre o quadro inteligente para distribuição de energia na construção civil, entre em contato com o time Amperi e, então, solicite uma demonstração do robozinho Janus

Até o próximo :)