Fios e cabos são caminhos para energia elétrica. Para transportar as correntes de forma segura e fazer a roda girar, precisam ter qualidade e especificações adequadas. Mas para o bom funcionamento de uma instalação elétrica, tomadas industriais também devem ser seguras e fabricadas com tecnologia inteligente para evitar sobrecargas e acidentes na ligação dos equipamentos à corrente elétrica.
Por isso, é fundamental saber escolher e reconhecer os modelos de tomadas e plugues que estão de acordo com as normas de produção e que possuam dispositivos de segurança – como dispositivo residual, bloqueio mecânico e outros recursos à prova de explosão – para garantir a proteção de operadores e máquinas na indústria.
Para te ajudar a conhecer as possibilidades e soluções disponíveis no mercado e que sejam capazes de atender às necessidades das instalações elétricas, preparamos este artigo sobre tomada industrial e plugues seguros e de qualidade. Acompanhe!
O que são tomadas industriais?
Tomada não é tudo igual. Esta é a primeira coisa que devemos saber. Para agir como ponto de conexão entre aparelhos e o fornecimento de energia elétrica na indústria, as tomadas devem ser específicas para cargas mais altas, diferente da energia dispensada em um ambiente doméstico, por exemplo.
Assim, uma tomada industrial tem suas próprias especificações e características que a tornam apta e capaz de receber altas tensões e de atuar como ponto de ligação entre equipamentos e a corrente elétrica de forma contínua.
As tomadas industriais devem seguir normas técnicas específicas de fabricação e são componentes indispensáveis quando se planeja uma instalação elétrica eficiente e segura, em acordo com as exigências que regem a segurança do trabalho no setor elétrico.
Inclusive, para garantir a segurança nas operações das instalações elétricas, há a norma ABNT NBR 60309-2, que trata da exigência de intercambialidade entre plugues e tomadas, de diferentes fabricantes, destinados para uso industrial, no interior ou no exterior das edificações.
Vantagens na utilização das tomadas industriais
Mas por que usar uma tomada industrial? Ora, quando se trata da indústria, máquinas e aparelhos devem funcionar continuamente, sem interrupções, para que haja agilidade, entrega e ganho na produção.
Por isso, as tomadas industriais são mais robustas, feitas de materiais mais resistentes, como o termoplástico, e têm como função garantir uma conexão elétrica que resulte em um bom desempenho dos maquinários.
A tomada industrial deve ter também alta resistência a impactos e a desgastes, devido à presença de substâncias agressivas, como derivados de petróleo e produtos alcalinos e ácidos.
Além disso, outro fator determinante para o uso das tomadas industriais é sua capacidade de aguentar mudanças de temperaturas, tanto muito baixas como muito altas. O ideal é que a resistência apresentada seja de – 30º C até 140º C para evitar explosões e incêndios.
Manutenção de tomadas para mais segurança e durabilidade
Diante da demanda frenética de energia elétrica para o funcionamento e operação da indústria, é certo que, além de escolha de materiais e componentes elétricos de qualidade e dentro das especificações, a manutenção de dispositivos como tomadas industriais e plugues deve ser feita com a mesma criteriosidade.
Por meio desse cuidado e observação permanentes, é possível evitar acidentes de trabalho e prejuízos causados por interrupções na produção.
Nesse sentido, é importante ressaltar também que a manutenção de tomadas industriais e plugues deve ser feita de acordo com as especificações e por pessoal capacitado.
Dispositivo residual e bloqueio mecânico: segurança nas tomadas industriais
Bem, agora que compreendemos um pouco mais sobre as tomadas industriais, a importância delas para os segmentos e os cuidados na manutenção, vamos tratar das principais características para se ter uma tomada industrial segura e destacar dois dispositivos. Veja só:
- Dispositivo Residual (DR) é um dispositivo que atua contra correntes diferenciais residuais, ou seja, trata-se de um mecanismo que impede as correntes de fuga que podem comprometer a segurança dos operadores das instalações elétricas.
- Bloqueio mecânico é um recurso capaz de evitar a formação de arco elétrico – ou arco voltaico –, fenômeno que ocorre na abertura e no fechamento de contatos elétricos ou se dá como resposta de curto-circuitos.
Tanto o DR quanto o bloqueio mecânico nas tomadas industriais são dispositivos que oferecem maior proteção, durabilidade e eficácia na operação de uma instalação elétrica.
Em suma, podemos dizer que, para considerar uma tomada industrial segura, eficaz e resistente, é preciso considerar, além das tecnologias citadas acima, os seguintes aspectos:
- resistência ao impacto e ao desgaste;
- propriedades antiestáticas;
- terminal de terra isolado;
- terminais sinalizados claramente;
- espaço suficiente para ligação dos cabos;
- por certo, construção robusta;
- impossibilidade de inversão de polaridade;
- passa cabos flexível e com indicação dos diâmetros dos cabos admitidos.
Tomadas industriais para a segurança das instalações elétricas
Para atender a demanda e às necessidades específicas da indústria brasileira, a Amperi possui tomadas industriais e plugues da fabricante italiana Palazzoli, especializada nos dispositivos de conexão e pioneira na criação de caixas de passagem e aplicação de termoendurecido (fibra injetada) na produção de tomadas.
Os produtos da Palazzoli atendem às normas técnicas de fabricação brasileira e as tomadas e plugues industriais estão divididos em três séries: TOPTER, TAIS e MULTIMAX.
TOPTER
As tomadas fixas de embutir industriais para baixa tensão da série TOPTER reúnem uma gama de produtos em termoplástico para uso padrão, desde 16A a 63A, e que cumprem as normas IEC/EN 60309-1 e IEC/EN 60309-2. Elas estão disponíveis nas versões IP66/67, IP44 e IP67.
O contato auxiliar de sinalização de tomada é ideal para o uso em aplicações de automação industrial com circuitos auxiliares de controle.
A gama se completa com caixas que podem conter até 3 tomadas, e com quadros modulares, além de uma série de tomadas de 15° e 90° que podem ser instaladas em superfície.
TAIS
Já a série TAIS conta com tomada IP67, produzida em material termoendurecido – que não propaga a chama, não produz gases tóxicos e resiste ao tempo e aos agentes químicos – de alto desempenho e com bloqueio mecânico para máxima segurança.
O coração da TAIS é um interruptor-seccionador de categoria AC3-AC23A, com corrente nominal, que permite a manobra segura de cargas, incluindo as altamente indutivas.
A tomada com porta fusível em cerâmica e bloqueio mecânico em aço fixo ao fundo de cada tomada é feita dos melhores materiais para uma proteção, de fato, eficiente.
A chave TAIS é a única patenteada que permite determinar o estado do interruptor incluso à distância. É, de fato, preparada para fechar com cadeado em posição 0 e 1.
MULTIMAX
Por fim, a série MULTIMAX é composta de plugues e acoplamentos que garantem fixação segura à tomada, sem risco de partes metálicas com rebarbas, o que evita a oxidação.
Além disso, possuem garras especiais de retenção inversa, que são um sistema eficaz de proteção contra os jatos d’água, e opõe ao esforço de tração uma força igual e contrária sobre a parte do cabo.
A MULTIMAX conta com plugues industriais fáceis e rápidos de montar, indicados para trabalhos em série, especialmente de baixa tensão, e, portanto, estão disponíveis nas correntes de 16A, 32A e 63A.
Agora que você conhece mais sobre as possibilidades, vantagens e importância de escolher uma tomada industrial de qualidade e dentro das normas técnicas, entre em contato com a Amperi e conheça nossas soluções personalizadas para projetos de instalações elétricas industriais.