Tecnologia e inovação estão na direção do primeiro caminhão elétrico fora de estrada do Brasil, desenvolvido para a Vale, para o transporte de minérios, e que conta com as tomadas industriais da Palazzoli em seu carregador de baterias. 

O veículo começa a entrar em operação na Mina Água Limpa, em Minas Gerais, que possui uma topografia diferenciada, mais inclinada, que força o caminhão a descer em marcha reduzida e, por isso, a necessidade da utilização da bateria interna para recarregá-lo

A novidade do primeiro caminhão elétrico fora de estrada do Brasil faz parte de um conjunto de ações da Vale, voltadas para ampliar a segurança dos operadores, tornar a operação mais sustentável e, por certo, aumentar os ganhos de competitividade

Para falar mais sobre as vantagens dos caminhões elétricos fora de estrada e sobre a importância do box de manutenção composto por tomadas com bloqueio mecânico para recarregar as baterias, preparamos este artigo. Então, assuma o volante e acompanhe a leitura!

O que é um caminhão fora de estrada?

De início, vamos entender o que é um caminhão fora de estrada. Trata-se de um importante veículo no setor de mineração, responsável por fazer o transporte dos minérios, levando grande quantidade de material de um local para o outro em apenas uma viagem.

O maquinário pode operar em diferentes faixas de peso, sendo possível encontrar caminhões capazes de carregar até 400 toneladas de minério em uma só viagem e também veículos com capacidade para transportar 25 toneladas de material. 

Essa força para levar cargas pesadas é possível por conta da engenharia presente neste maquinário que conta com uma estrutura diferente no eixo, pneus e caçambas. Esses fatores são capazes de garantir que o veículo suporte o peso para um ciclo de trabalho curto e tenha mais durabilidade, considerando o meio, às intempéries e ao tipo de material com que se trabalha.

Quais as vantagens dos veículos autônomos? 

No caso da Vale, foram desenvolvidos seis caminhões fora de estrada autônomos, que são operados de forma remota. No entanto, vale destacar que, embora os caminhões autônomos sejam controlados por sistemas de computador, GPS, radares e inteligência artificial, sem a necessidade de motoristas, as pessoas continuam tendo um papel relevante na operação e a segurança dos envolvidos segue sendo primordial.

Neste sentido, a tecnologia presente nos veículos autônomos é capaz de detectar riscos, paralisando as operações até a liberação do caminho. Os sensores do sistema de segurança são capazes de detectar tanto objetos de maior porte, como grandes rochas e outros caminhões, até seres humanos que estejam nas imediações da via. Com isso, situações de risco, como tombamento e colisão, foram eliminadas.

Há ainda o caminhão fora de estrada elétrico que, segundo a Vale, conta com desempenho mais constante e um aumento da velocidade média capaz gerar uma redução de cerca de 5% no consumo de combustível, o que resulta em volume mais baixo de emissões de CO2 e particulados. 

Dessa maneira, os veículos autônomos e elétricos são uma importante inovação tecnológica para a indústria, já que têm o potencial de melhorar, significativamente, a segurança de transporte e oferecer benefícios sociais, econômicos e ambientais.

Tomadas industriais com bloqueio mecânico no projeto do primeiro caminhão elétrico fora de estrada do Brasil 

Por certo, o primeiro caminhão elétrico fora de estrada de 72 toneladas, que começa a operar na Vale, foi produzido pela XCMG Mining Machinery e conta com baterias de lítio, que são recarregadas quando conectadas ao painel elétrico da fabricante italiana e parceria exclusiva Amperi, Palazzoli. 

Vale destacar que as baterias têm capacidade de armazenamento de 525 Kwh, permitindo até 36 ciclos, pouco mais de um dia de operação, sem necessidade de parar para recarregar e com possibilidade de regeneração de energia durante as descidas, redução de uso de freio mecânico, manutenção e vibração, além de proporcionar mais conforto operacional ao motorista. 

No momento da recarga, os carregadores do veículo fora de estrada ficam fixos no painel elétrico por meio das tomadas industriais, que têm múltiplas aplicações, possuem IP65, são produzidas em termoendurecido de alto desempenho e contam com bloqueio mecânico,  que impede que o plug seja retirado com o circuito energizado, evitando, assim, o risco de arco elétrico e adequando-se a NR10

Os equipamentos elétricos utilizados atendem às especificações exigidas pela Vale e, assim, colaboram para melhor desempenho do primeiro caminhão elétrico fora de estrada do Brasil

Agora que você conhece a inovação do caminhão elétrico fora de estrada e sabe da importância do equipamento, assuma o controle da eficiência, da segurança e da economia, acesse o site da Amperi e conheça o catálogo Palazzoli para mineração

Por fim, estamos à disposição para tirar dúvidas.

Até o próximo!