Levar energia e garantir segurança. As conexões elétricas seguras nas indústrias dependem de conectores seguros. É por meio desses componentes que a corrente elétrica pode ser transmitida, de forma contínua e confiável, de um cabo a outro ou de um cabo a um equipamento elétrico.
Entre a gama de conectores disponíveis no mercado, há os conectores bimetálicos para cabos de alumínio, fabricados em cobre e alumínio. A fixação desses conectores nos cabos se dá por compressão, fator que coloca os bimetálicos como um dos mais seguros na prevenção de acidentes e danos materiais.
Para conhecer outras características dos conectores bimetálicos para cabos de alumínio e saber quais as situações e lugares de aplicação, preparamos este artigo. Acompanhe e leitura!
O que são conectores elétricos?
Os conectores elétricos são componentes utilizados na indústria – em residências ou outras construções – para unir e formar uma passagem contínua de corrente elétrica.
Conforme a forma de aplicação dos conectores, é possível reduzir de forma considerável o tempo, o esforço e a mão de obra necessários para fabricar, montar e instalar dispositivos elétricos, componentes e fiação.
Quais as características dos Conectores bimetálicos?”
Agora, vamos abordar de forma mais específica os conectores bimetálicos para cabos de alumínio. Para que sejam, de fato, bimetálicos seguros e de qualidade, precisam ser fabricados em cobre e alumínio com pureza igual ou superior a 99,5%, de acordo com as normas que regulam a produção.
Os conectores bimetálicos são terminais para cabos de alumínio que, quando crimpados, por exemplo, permitem que o condutor seja conectado aos barramentos de cobre. Os conectores impedem o efeito galvânico que pode ser ocasionado pela diferença de rigidez dielétrica entre os materiais.
Qualidade e segurança conectadas?
Sim, é fundamental optar por um terminal de qualidade, que esteja de acordo com as normas de fabricação.
Um conector com baixo percentual de matéria prima (de cobre e/ou de alumínio), por exemplo, pode comprometer a condutibilidade no momento da conexão, gerando um superaquecimento e causando acidentes graves como choques elétricos.
Qual a utilização do conector bimetálico de cobre e alumínio?
Mas, qual a função do conector bimetálico para cabos de alumínio em relação aos demais? O conector bimetálico de cobre e alumínio é utilizado para conectar cabos de alumínio de baixa e média tensão aos barramentos de cobre e permitir a condução da eletricidade entre esses dois tipos de materiais.
Os conectores bimetálicos são necessários, pois, em razão do cobre ter um custo mais elevado quando comparado ao alumínio, muitas vezes a indústria opta por utilizar cabos de alumínio para conectar em barramentos de cobre.
Então, para fazer esta conexão – entre cabo de alumínio e barramento de cobre – é que se faz necessário o uso de um terminal bimetálico. Nesses casos, a solda por fricção, entre o alumínio e o cobre do terminal, garante a boa condutibilidade mesmo que existam dois materiais distintos no circuito.
Quais segmentos mais precisam de conectores bimetálicos?
Quando falamos nas aplicações dos conectores bimetálicos de alumínio e cobre, logo vem a pergunta: mas onde essas conexões acontecem?
Esses componentes são muito solicitados por parte das usinas fotovoltaicas – produção de energia solar de grande porte para a produção e venda de energia elétrica – e concessionárias de energia, em razão do barramento de cobre presente nas chaves seccionadoras e cubículos.
Conectores bimetálicos Cembre para cabos de alumínio
Os conectores bimetálicos para cabos de alumínio da Cembre, fabricante italiana considerada a número 1 em conectores e terminais elétricos bimetálicos, são distribuídos pela Amperi e oferecem toda qualidade e segurança necessárias para as instalações industriais.
Diferente do tipo comum encontrado no mercado, apenas em alumínio, os conectores bimetálicos – do tipo olhal e tipo pino – fazem a conexão do alumínio com cobre, garantindo a boa condutibilidade da eletricidade.
Entre os principais benefícios dos conectores da Cembre, podemos destacar:
- colar de alumínio EN AW-1070A, de acordo com UNI EN 573-3, com pureza não inferior a 99,5% (característica que eleva a vida útil das matrizes e aumentam a condutividade elétrica);
- placa de conexão em cobre eletrolítico Cu-ETP CW004A, de acordo com UNI EN 13601 (fator que também eleva a vida útil das matrizes e aumentam a condutividade elétrica);
- junção bimetálica feita por soldagem e por fricção, na qual a superfície interna fica, então, adequadamente protegida contra oxidação por graxa especial (mais segura e protege contra acidentes em altíssimo ponto de queda).
Amperi – soluções, suprimentos e recursos para segurança, economia e eficiência energética
A Amperi é uma empresa que tem como missão garantir a integridade dos profissionais de manutenção do setor elétrico brasileiro e impulsionar o mercado com soluções, suprimentos e recursos, que geram economia, eficiência energética, otimizam a rotina de manutenção e previnem acidentes de trabalho.
Com um time de especialistas em manutenção elétrica industrial, de ferrovias e sistemas fotovoltaicos, identifica oportunidades de crescimento com adequações técnicas que cumprem as exigências ABNT NBR e que sejam capazes de oferecer soluções flexíveis para elétrica industrial.
Por fim, agora que conhece o uso dos conectores bimetálicos, entre em contato com a gente para solicitar uma demonstração em sua empresa. No nosso catálogo de produtos no site, encontre as melhores soluções para operações e projetos de eletricidade.