“Não posso ficar nem mais um minuto com você
Sinto muito amor, mas não pode ser
Moro em Jaçanã, se eu perder esse trem
Que sai agora às 11 horas, só amanhã de manhã”
(Trem das onze – canção de Adoniran Barbosa)

O movimento de ir e vir é o movimento que leva além, é o movimento que transporta, que faz chegar e que entrega. Pelas ferrovias do país, o vaivém de trens de carga é responsável por abastecer, distribuir e movimentar a economia. Por isso, equipamentos ferroviários seguros, robustos e eficientes são de extrema importância para garantia de manutenção dos trilhos e para garantia de um melhor ir e vir de insumos e matéria-prima que atravessam, muitas vezes, o Brasil do Oiapoque ao Chuí.

Sendo assim, diante dessa demanda por estradas de ferro bem cuidadas e de ferramentas que ofereçam melhores condições de trabalho aos operadores, as empresas responsáveis pelas ferrovias podem contar com uma vasta gama de produtos utilizados no setor ferroviário, tanto para garantir a ligação elétrica como para a manutenção de sistemas fixos, fabricados pela italiana Cembre. 

Quer saber quais são esses equipamentos ferroviários e como eles podem oferecer manutenção e garantia de mais segurança nos trilhos? Então, acompanhe a leitura deste artigo que preparamos! 

Importância das ferrovias e da manutenção dos trilhos para escoamento da produção

Antes, no entanto, de apresentar os equipamentos ferroviários da Cembre, vale destacarmos a importância das ferrovias, atualmente, no Brasil. As estradas de ferro são meios importantes e necessários à economia e, por aqui, elas correspondem a 15% da matriz de transporte. 

Primeiramente, entre as principais funções das ferrovias estão: escoar a produção industrial, facilitar a logística de distribuição e reduzir custos de transporte. Dessa maneira, para que os trilhos possam conduzir as cargas de maneira mais eficaz e segura pelo território nacional, um elemento chave é fundamental: a manutenção ferroviária.

E, para realizá-la com eficiência e de acordo com as normas de segurança elétricas, as companhias e empresas responsáveis pela administração do transporte ferroviário precisam contar com ferramentas e equipamentos ferroviários, disponíveis no Brasil, com tecnologia e recursos mais que essenciais e ergonômicos para os mantenedores de trilhos.

Equipamentos ferroviários e manutenção: tudo para que nada saia dos trilhos

A manutenção ferroviária é uma via de mão dupla, pois precisa atender às demandas de confiabilidade e disponibilidade da via para o vaivém das locomotivas, e também às demandas de segurança e bem-estar para as atividades dos trabalhadores. 

Dessa forma, as razões da manutenção ferroviária estão relacionadas à:

  • prevenção de possíveis avarias; 
  • redução de paradas inesperadas nos trajetos por conta de avarias; 
  • garantia das condições de uso; 
  • redução dos gastos com reparos;
  • garantia da excelência na execução do transporte
  • redução nos riscos de acidentes de trabalho. 

E quais os riscos quando não é feita uma manutenção de trilhos adequada, com os equipamentos ferroviários de qualidade? 

Bem, agora que falamos da importância da manutenção dos trilhos no transporte ferroviário, devemos falar também dos riscos e prejuízos presentes quando procedimentos são mal planejados ou mal realizados ao longo das malhas.

Veja só:

  • cortes ruins e imprecisos postergam a conclusão da manutenção
  • ineficiência operacional resulta em redução de produtividade e decadência de entrega de resultados 
  • queimaduras, lordose, LER/DORT e ansiedade (doenças e acidentes de trabalho)
  • a probabilidade de riscos prejudica o operário e a produção
  • um ambiente desprotegido e desmotivado gera maior risco de acidentes e prejuízos
  • a inadequação às normas de segurança do trabalho, como a NR17, eleva os custos de manutenção. 

Mas, como falamos no início deste artigo, com o uso de ferramentas e equipamentos ferroviários para manutenção de qualidade e que estejam adequadas às normas de segurança e ergonomia, é possível garantir não somente melhores condições de transporte e de trabalho, mas também a redução de riscos, mitigando prejuízos.

Então, vamos conhecer os produtos para o setor metroferroviário e os equipamento ferroviários de via permanente da Cembre?

Furadeira de dormente

A furadeira de dormente é uma nova unidade patenteada, concebida e desenvolvida pela Cembre, capaz de proporcionar a máxima segurança, tanto no uso da ferramenta de forma independente, como com a máquina montada no carrinho. Além disso, trata-se de uma furadeira compacta e leve, podendo ser posicionada e operada por uma única pessoa.

Dessa maneira, este equipamento ferroviário permite que furos verticais sejam feitos de forma rápida e eficiente. Ou seja, se necessário, o ângulo do eixo do fuso pode ser ajustado em até 5°. Então, a unidade pode ser removida de forma rápida e fácil da pista.

Além disso, a furadeira de dormente da Cembre conta com o limitador de furos, que é eficiente, preciso e mantém a ação sob controle, garantindo assim um outro nível de furação. 

Então, como diferenciais e características da furadeira de dormente da Cembre, podemos destacar: 

  • Acelerador

Alavanca do acelerador equipada com interruptor de segurança para evitar operação acidental.

  • Embreagem centrífuga

Equipado com embreagem centrífuga e com o motor funcionando na velocidade de ‘tique-taque’, a broca fica estacionária. O acelerador controla a rotação da broca.

  • Punho de operação

A alça pode girar 90° para conforto do operador.

  • Alavanca de emergência

Alavanca de emergência para a liberação imediata da broca.

  • Amortecedores

Instalados entre o eixo de acionamento e o fuso, de fato, reduzem a transmissão das vibrações da máquina ao operador.

  • Alça de transporte

Também usada para colocar a furadeira no carrinho CS-EU.

  • Medidor de profundidade

Fácil de operar usando a escala graduada, para ajustar a profundidade do furo perfurado.

  • Fuso MND

Para fixação automática de brocas com haste de 14mm de diâmetro.

  • Fuso intercambiável MND1

O fuso está disponível como acessório opcional, para fixação automática de brocas, com haste de 16mm de diâmetro.

  • Guarda de segurança

Proteção de segurança capaz de oferecer uma preservação eficaz e total da broca (325mm). Mola para garantir a retração da broca do dormente na conclusão da operação de perfuração, minimizando, assim, o esforço do operador.

  • Bocal de proteção

Bico de proteção intercambiável TPM200-26, para localização em cadeiras e placas de base, comumente usado em trilhos existentes.

  • Motor

Novo motor em conformidade com a “fase 2” das diretivas 97/68/CE, 2001/63/CE e 2002/88/CE.

  • Seletor de avanço/recuo

A ação reversa permite a retirada fácil do sem-fim. Além disso, trata-se ainda de uma máquina com motor a gasolina de dois tempos, construída especificamente para uso com o carrinho de apoio CS-EU.

Vale destacar ainda que é possível contar com a furadeira de dormentes a bateria. Para essa aplicação, entre em contato com o time Amperi. 

Furadeira de trilho a bateria 

Em seguida, outra equipamento ferroviário da Cembre para manutenção é a furadeira de trilho a bateria. Decerto, seu grande diferencial fica por conta do recurso que indica o esforço otimizado. Ou seja, seu mecanismo permite que a força da alavanca de avanço seja identificada por meio de sensor indicativo com LED. Com isso, é possível executar a força adequada, além de manter o nível da bateria.

Sobretudo, como resultado, independente da força de cada operador, o esforço de furação indicado pelo LED verde é sempre o correto para maior durabilidade da fresa. O recurso garante o número de furos com impacto positivo na produtividade.

Outro ponto importante desses equipamentos ferroviários é que as luzes sinalizam o momento em que o equipamento ferroviário deve passar pela manutenção.

Entre as características da furadeira de trilho a bateria, podemos destacar: 

  • Iluminação LED potente para iluminação da área de trabalho e posicionamento preciso;
  • Display para diagnóstico e manutenção com interruptor intertravado ON-OFF para evitar ativação acidental;
  • Capa especialmente desenvolvida para permitir o uso em dias chuvosos com grau de proteção IP44 (EN60529);
  • Bateria resistente e integrada com rápido carregamento, sem necessidade de combustível ou energia elétrica durante o trabalho remoto. Neste caso, são oferecidas ainda duas baterias. Assim, enquanto uma carrega, outra pode executar a operação sem pausa. 
  • Compatível com encaixe Weldon.
  • Design especial da carcaça de plástico otimiza o resfriamento do motor;
  • Baixo ruído que, inclusive, ajuda a proteger a saúde física do operador; 
  • Perfeita para situações urbanas, inclusive noturnas
  • Sem fumaça, não polui ambientes subterrâneos e de túnel;
  • A pressão gerada no reservatório de fluido refrigerante exclui a necessidade de dois operadores na atividade, ou seja, o equipamento ferroviário é evoluído em termos de produtividade e acessibilidade. No entanto, vale destacar aqui a importância do fluido de corte ser Cembre, para garantia de entrega da performance no número de furações, em razão da densidade e composição do óleo biodegradável. Para isso, estão disponíveis galões de fluido 3 a 25 litros;
  • Feedback imediato, um fascínio enorme com a tecnologia e qualidade.

Ainda como uso da furadeira, ela é uma ferramenta indicada para manutenções com talas de junção, sendo fundamental para aplicação de conectores e sinalização de via permanente. Neste sentido, a Cembre conta, então, com os conectores AR, que podem ser instalados em todas as condições climáticas e ambientais, com a furadeira portátil simples e fácil de operar, produzindo uma instalação consistente e de qualidade

Equipamento ferroviário FRESA CY

Outro item ferroviária consumível é a fresa CY, que possui uma geometria de corte original e um revestimento adicional de Nitreto de Titânio (TiN) com alta dureza e baixo coeficiente de atrito, capaz de melhorar o acabamento da superfície de corte e a resistência à corrosão, mantendo-se afiado por mais tempo.

Dessa maneira, a combinação da furadeira com conectores e fresas adequadas garante eficiência, resistência, qualidade e o tempo reduzido de instalação desses sistemas resulta em economia geral de custos.

Você pode conferir a furadeira em ação, acessando aqui

Trole ferroviário

Nesse ínterim, a Cembre apresenta ainda, como solução para manutenção de linha férrea, o CS-EU, o novo carrinho de apoio, projetado para aplicação ferroviária. O novo trolley – ou trole ferroviário – permite transportar e usar todas as chaves de impacto Cembre ou máquinas de perfuração de dormente, aumentando, assim, a versatilidade na aplicação.

Entre as principais características deste equipamento ferroviário estão: 

  • Adequado para NR-11P e SD-15PR-ECO (tirefonadeira e furadeira de dormentes);
  • Mão de apoio com faixa de operação de 360° e bloqueável durante o transporte;
  • Extensão vertical para aumentar a altura relativa entre o acionamento da máquina e o dormente e para poder trabalhar em parafusos de fixação mais longos, típicos em passagens de nível e pontes;
  • Cruzeta de balanceamento para transporte de soquetes/brocas fotovoltaicas ou contrapesos em caso de uso de extensão “KLE”;
  • Adequado para aceitar uma base opcional de suporte para transportar material.

Tirefonadeira

Como parte da linha de manutenção de via permanente, da italiana Cembre, está também a tirefonadeira, uma ferramenta ideal para ferrovias, canteiros de obras, indústrias de petróleo e mineração e estaleiros. 

Trata-se de um equipamento ferroviário que permite ao operador manejar tirefonds utilizados nos dormentes tanto para fixação como para remoção de talas de junção.

O equipamento conta com escudo protetor para evitar choques no tanque e no motor. Além disso, o seletor de torque permite cinco posições e uma mudança suave nos sentidos de rotação horário e anti-horário.

Visto que o diferencial da tirefonadeira NR-11P está na possibilidade de executar a manutenção junto do trole ferroviário, tal combinação possibilita realizar o trabalho tanto na horizontal, quanto na vertical, com alívio de peso por meio do pistão a gás presente no carrinho.

Popularmente, o trole é chamado de “carrinho gravidade zero”, devido a percepção real da distribuição da carga e menor esforço para o operador. Dessa maneira, a ergonomia é um dos benefícios operacionais da tirefonadeira NR-11P, combinada com o trole ferroviário CS-EU.

Além disso, entre as características gerais da tirefonadeira podemos destacar:

  • Tanque de Combustível

O tanque tem uma capacidade de 1,2 l de combustível para maior tempo de trabalho entre recargas. As superfícies de aperto na tampa facilitam a remoção/substituição e a facilidade de adicionar combustível nas posições vertical e horizontal evita derramamento acidental.

  • Guiador

O design ergonômico cuidadoso da máquina distribui o peso igualmente entre as alças esquerda e direita. A estrutura formada pela combinação do guidão moldado e do escudo protetor minimiza o risco de choque mecânico acidental no tanque de combustível e no motor.

  • Gatilho de segurança

Já os botões de controle estão localizados de forma específica para reduzir os efeitos do trabalho em posições incômodas como, por exemplo, desconforto no pulso e no ombro, otimizando, assim, o desempenho nos modos vertical e horizontal. Além disso, um dispositivo de “homem morto” evita acelerações acidentais, para segurança do operador. O conjunto da alavanca de controle é fixado ao guidão por meio de uma haste de aço para maior robustez.

  • Carrinho

A Cembre oferece kits de interface opcionais que permitem que a máquina seja usada nos modos vertical e horizontal, como o carrinho de suporte montado em trilho. Equipado com um dispositivo de travagem de acordo com a norma EN19277, o carrinho elimina grande parte do efeito do peso da máquina e permite uma rápida movimentação entre as áreas de trabalho.

  • Caixa de velocidades

As engrenagens de aço branqueado são imersas em um banho de óleo sintético para prolongar a vida útil e estender a faixa de temperaturas de trabalho permitidas. A alavanca de mudança de marcha fica ao lado do controle do acelerador para evitar danos causados pela mudança de marcha.

  • Mecanismo de impacto

A inovadora unidade de impacto patenteada desenvolve um alto torque e possui uma superfície de impacto maior do que qualquer outra com recurso apertar-porcas, para prolongar a vida útil deste componente essencial. Por certo, a graxa especializada de alta especificação minimiza o desgaste nesta área e a vedação especial no acionamento evita o vazamento de graxa comumente visto em outras chaves de impacto.

  • Motor

Com uma superfície de maior impacto, a tirefonadeira NR-11P não precisa de rotações mais altas para desenvolver 2.500Nm, portanto, o motor não sofre sobrecarga contínua em rotações máximas e, assim, permite que os intervalos de manutenção se prolonguem.

  • Vibração

Com objetivo de reduzir a vibração do braço de mão sentida pelos operadores, a montagem do guidão possui 4 amortecedores para absorção do tremor.

  • Arranque fácil

A presença do botões de descompressão, primer e bobina de ignição digital, resulta em otimização do tempo e esforço mínimo para iniciar a NR-11P.

Assim, as características gerais da tirefonadeira revelam os ganhos visíveis para a rotina de manutenção em ferrovias, eliminando a posição desconfortável do operador na manutenção. E a combinação da Tirefonadeira NR-11P com o “carrinho gravidade zero” eleva os resultados da operação a um nível superior.

No caso da Tirefonadeira, também é possível solicitar a versão da ferramenta a bateria. Para isso, entre em contato com o time Amperi. 

Serra trilho automática Robokatta: o equipamento ferroviário egonômico

Com o intuito de finalizar a gama de equipamentos ferroviários para manutenção da Cembre, apresentamos a serra trilho automática Robokatta, que representa um novo conceito em serra para cortar trilho ferroviário. Dessa maneira, trata-se de uma ferramenta robusta, poderosa e projetada para um corte preciso.

Com uma ação de corte perfeitamente perpendicular, a Robokatta é especialmente adequada para tornar as juntas isoladas integradas aos sistemas de sinalização automática, nos quais são necessários cortes consistentemente precisos em ângulo reto nos eixos horizontal e vertical.

No modo manual, a serra trilho automática Robokatta oferece um braço de suporte de duas juntas para operação simples e precisa no plano de corte, ou seja, minimizando o peso de trabalho da máquina para o operador.

Em suma, entre os principais benefícios e diferenciais no uso da Robokatta, este equipamento ferroviário exclusivo, podemos destacar: 

  • Operação segura com ergonomia que garante boa postura e tranquilidade;
  • Zelo pela integridade física, mental e emocional da equipe que dispõe de condições adequadas de trabalho;
  • Cortes com máxima exatidão em ângulo reto, nos eixos vertical e horizontal;
  • Equipe motivada e segura com necessidades contempladas de forma competente;
  • Operação perspicaz e sagaz sem exposição às partículas, faíscas e fumaça;
  • Braço automático que permite operação à distância sem segurar equipamento;
  • Pode ser operada por controle remoto ou manual, com intervenção a qualquer momento.

Todos os benefícios e diferenciais da Robokatta estão alinhados ao propósito de garantir uma manutenção ferroviária eficiente e segura. Ademais, adiciona ganhos para as pessoas e para as empresas que compõem o setor logístico e de transporte de cargas pelo Brasil. 

Outro ponto que merece ser destacado em relação aos produtos Cembre, é que as ferramentas manuais, a bateria ou automáticas contam com recursos mais que essenciais e ergonômicos para os mantenedores de trilhos, atendendo, assim, as normas de segurança elétricas vigentes no Brasil

Sobre a parceria Itália e Brasil, Cembre e Amperi 

As soluções para manutenção ferroviária de via permanente da italiana Cembre estão disponíveis ao mercado brasiliero com exclusividade pela Amperi. Todos os equipamentos ferroviários estão de acordo com as normas de segurança europeia e brasileira para garantia de máxima eficiência e proteção nas operações. 

Vale destacar que a distribuição nacional dos produtos Cembre é feita de forma direta ou via representantes e parceiros comerciais, com garantia de um ano e assistência dos especialistas da Amperi bem de pertinho. 

Então, agora que você já conhece os equipamentos ferroviários e os seus benefícios, embarque com a gente e solicite uma demonstração técnica das ferramentas Cembre para ferrovias com o time Amperi! 

Até breve!