Peças que formam mapas. Componentes que formam máquinas. Redes que formam sistemas. Cada material elétrico é parte e todo. Dessa forma, para que sua função seja desempenhada com eficiência dentro das instalações industriais, é fundamental que seja um item fabricado com qualidade e de acordo com as normas regulamentadoras de segurança. Decerto, é por meio dos materiais elétricos adequados que as empresas podem atingir melhores performances sociais, econômicas e ambientais.  

No Brasil, infelizmente, os principais acidentes elétricos ocorrem pela falta de planejamento das instalações. Além disso, esses acidentes ocorrem também pela utilização de materiais precários. Ou seja, não recomendados ou não específicos para cada setor. Ademais, a escolha equivocada dos componentes gera maior consumo, mais gastos e mais prejuízos. Então, com a finalidade de ser agente transformadora dessa realidade e oferecer materiais elétricos renomados, certificados e de qualidade para a garantia da segurança e da competitividade da indústria nacional, Amperi conta com a exclusividade de três fabricantes de material elétrico italianas: a HT Instruments, a Cembre e a Palazzoli

Neste artigo, vamos apresentar cada uma delas e seus produtos mais inovadores, inteligentes e eficientes para as instalações elétricas industriais. Acompanhe e conheça nossas soluções. 

Materiais elétricos de má qualidade: acidentes e prejuízos 

Antes de mais nada, vamos falar sobre os riscos gerados pelo uso de materiais elétricos inadequados. De acordo com a Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), a baixa qualidade dos materiais e a falta de projetos pré-determinados resultam no fato da maior parte das instalações brasileiras se encontrarem com erros e em situações de precariedade. 

O uso de materiais elétricos que não atendem às especificações dos órgãos regulamentadores e não passam por testes de qualidade reflete em um maior consumo de energia elétrica, devido à possibilidade de superaquecimentos. Além disso, esses superaquecimentos podem ocasionar curto-circuito da rede elétrica, levando a incêndios e expondo pessoas e bens materiais a acidentes e riscos.

Outro reflexo negativo está relacionado à consciência ambiental, pois, para reduzir os custos na produção de materiais elétricos de má qualidade, são utilizadas matérias-primas nocivas ao meio ambiente, como chumbo e cádmio. 

Dessa forma, como podemos ver, a escolha por um material elétrico inadequado gera danos e riscos humanos, sociais, econômicos e ambientais. 

Vantagens na compra de material elétrico certificado e de qualidade 

Bem, agora que falamos sobre os riscos dos materiais elétricos de má qualidade, vamos às vantagens do investimento em itens e componentes para que as instalações elétricas sejam planejadas, elaboradas e operadas com segurança e eficiência. 

É fundamental destacar que materiais elétricos, fabricados com insumos de qualidade e dentro dos padrões exigidos, poupam mão de obra, pois exigem menos manutenção e menos reparos. Ou seja, com fabricantes de material elétrico deste perfil há economia também de tempo, pois a instalação que usa produtos de qualidade reduz o tempo do prestador de serviços e dispensa a necessidade de retrabalho.

Além disso, os materiais elétricos desenvolvidos com características adequadas para cada setor faz garante melhor desempenho energético e, consequentemente, melhor competitividade da indústria.

Leia Também: Aprenda mais sobre Comissionamento de Energia Solar e confira os equipamentos ideais para utilização

Normas e qualidade dos materiais elétricos 

Como dissemos acima, para que os fabricantes de material elétrico possam desenvolver produtos que desempenham com maestria suas funções, é obrigatório que conectores, condutores, fios, cabos, eletrodutos e disjuntores estejam de acordo com as normas técnicas vigentes e apresentarem selos e certificações.

Entre as normas, temos as Normas Regulamentadoras (NRs) e as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (NBRs). Assim, no momento da compra de um material elétrico, é fundamental escolher por fabricantes com reconhecida capacidade técnica na produção de materiais elétricos e que tenham seus produtos atestados. 

Dessa forma, alguns critérios para fazer um boa escolha são os seguintes: 

  • Certifique-se de comprá-lo de um revendedor autorizado;
  • Exija nota fiscal e certificado de garantia, indispensáveis para possíveis reclamações ou troca; 
  • Verifique a política de garantia e o manual do usuário;
  • Desconfie de preços extremamente baixos, que são os principais indícios de produtos ilegais. 

Fabricantes italianas de materiais elétricos em conformidade com as normas brasileiras

Nesse ínterim, para oferecer as melhores opções de materiais elétricos de qualidade à indústria nacional, a Amperi conta com a parceria de três fabricantes de material elétrico italianas: HT Instruments; Palazzoli e Cembre. Todas com componentes para instalações elétricas em conformidade com as normas brasileiras. Conheça um pouco sobre cada uma delas a seguir:

  • HT Instruments 

A HT Instruments é uma fabricante italiana, especializada em instrumentos de medição elétrica e pioneira em analisadores de qualidade de energia para sistemas fotovoltaicos. Inclusive, a HT possui uma linha exclusiva, totalmente aderente às normas brasileiras de segurança em processos de comissionamento de energia fotovoltaica. Falaremos mais dela abaixo. 

Além de oferecer os produtos para a conformidade das instalações elétricas de indústrias, usinas e fazendas solares, o time de especialistas da Amperi disponibiliza equipamentos de testes e medições para a mão de obra especializada no setor solar em geral.

A linha Especial Solar da HT Instruments possui instrumentos italianos, pioneiros em performance solar fotovoltaica e, entre as vantagens oferecidas à indústria, podemos destacar:

  • Manutenções elétricas rápidas e precisas com instrumentos fáceis de utilizar.
  • Análise de energia eficiente na detecção de problemas elétricos para produção de energia de qualidade.
  • Facilidade para extrair relatórios e detectar falhas elétricas.
  • Segurança e portabilidade com diversas funções em 1 único equipamento, leve e completo.
  • Acessórios que possibilitam explorar todas as funcionalidades dos instrumentos HT Instruments, tudo para que a rotina de manutenção elétrica seja otimizada ao máximo.
  • Os instrumentos de medição HT Instruments realizam o teste dos painéis solares para comissionamento de energia e cumprimento da ABNT NBR 16274, evitando acidentes e garantindo total performance dos sistemas fotovoltaicos.
  • Palazzoli

Assim como a HT, a Palazzoli é mais uma parceira da Amperi que disponibiliza tecnologia europeia alinhada às normas brasileiras, especialmente da ABNT. A fabricante italiana, especializada em tomadas e plugues industriais, é pioneira na criação de caixas de passagem e aplicação de termoendurecido (fibra injetada) na produção de tomadas.

Com a ampla gama de produtos Palazzoli, nosso time de especialistas também é capaz de realizar combinações customizadas em projetos elétricos industriais, com o objetivo de atender às necessidades específicas de cada segmento, espaço e finalidade. Como resultado, é capaz de assegurar melhores condições de operação aos engenheiros e técnicos dos setores industriais de manutenção.

Entre as aplicações dos materiais elétricos Palazzoli, podemos destacar:

  • Ambientes agressivos, que necessitam de proteção e segurança elétrica.
  • Operações industriais que necessitam reduzir seus períodos de pausa para manutenções.
  • Produções contínuas que exigem resistência, qualidade e isolamento com uso de suprimentos elétricos expostos ao calor e sem riscos de gotejamento.
  • Manutenções elétricas que desejam otimizar seus processos para maior produtividade e prevenção de acidentes.

Como destaque dos produtos Palazzoli, temos a Linha Topter com tomadas industriais customizadas nos seguintes modelos:

Cembre

Por fim, temos a fabricante que é líder na europa em conexões elétricas para trilhos. A italiana Cembre evolui junto com o mercado global na produção automatizada, com eficiência e controle de qualidade, em sistemas de identificação, ferramentas mecânicas e hidráulicas e equipamentos para manutenção ferroviária e conectores elétricos.

Mais uma vez, a Amperi, com seu alto conhecimento no campo de conectores elétricos e diante da ampla variedade de produtos, consegue priorizar as necessidades dos clientes e, de forma coletiva, impulsionar uma vantagem competitiva significativa em um mercado global. 

Os projetos personalizados, a adequação do projeto às normas, a customização de suprimentos, a combinação de marcas,  e o planejamento a médio e longo prazo para substituição de materiais elétricos são diferenciais da Amperi no atendimento à indústria.

Entre os materiais elétricos da Cembre – como terminais, equipamentos e ferramentas à bateria – podemos destacar:

  • Impressoras para identificação de cabos para diversas aplicações.
  • Manutenção ferroviária com furadeira de trilhos, furadeira de dormentes, tirefonadeira, cortadora de trilhos, conexões elétricas para trilhos e mais.
  • Ferramentas mecânicas e hidráulicas para compressão de conectores.
  • Conectores e terminais elétricos bimetálicos para crimpagem de cabos.

Então, agora que você sabe da importância de escolher materiais elétricos confiáveis e conhece nossos fabricantes, entre em contato com Amperi para customizar soluções em instalações elétricas e ganhar em desempenho energético, segurança e competitividade.

Até o próximo!