Levantar alicerces, construir paredes e fazer lugares. O ramo da construção civil não para e se movimenta de forma rápida e dinâmica. Trata-se de um segmento em constante expansão e que requer instrumentos e ferramentas capazes de acompanhá-lo. Neste sentido, as tecnologias customizadas são importantes aliadas tanto na garantia do rendimento da construção como na garantia de segurança nos canteiros de obras. Sabemos que estes espaços podem ser de risco para os trabalhadores. Para isso, é fundamental oferecer às empreiteiras, equipamentos que reduzam ao máximo situações de acidentes de trabalho.

Por isso, preparamos este artigo para apresentar o Janus – um quadro de tomadas com comando elétrico. Também conhecido como robô elétrico, pode ser customizado de acordo com a demanda de cada canteiro de obra. Trata-se de um equipamento móvel, resistente e que atende às normas de segurança exigidas para a indústria da construção civil. Além disso, Janus conta com dispositivos de bloqueio mecânico e evita acidentes como choques e arco elétrico.

Siga a leitura para saber mais sobre as questões normativas e de segurança do trabalho relacionadas ao canteiro de obras. Além disso, descubra como o quadro robô colabora com a indústria.

Acidentes de trabalho em canteiros de obras 

Primeiramente, antes de falar sobre os benefícios do quadro elétrico, vamos compreender sobre um assunto tão importante quanto. É preciso entender por qual motivo o canteiro de obras é um espaço que merece atenção e melhores condições de trabalho. Segundo o Ministério da Saúde, a construção civil é um dos setores econômicos com mais acidentes de trabalho registrados. Ademais, se destaca, também, quando o assunto é acidente elétrico.

11% dos acidentes fatais por choque elétrico na rede aérea, no Brasil, envolviam pedreiros, pintores e seus ajudantes. Os dados são de acordo com um levantamento de 2021 da Abracopel (Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade). Infelizmente, essas pessoas acabam trabalhando próximo à rede elétrica sem qualquer proteção. Dessa forma, suas vidas correm risco.

Ainda segundo a Abracopel, no ano passado, ocorreram 56 acidentes elétricos com pedreiros ou ajudantes e 37 com pintores, em todo o país. Muitas vezes, por se tratarem de instalações elétricas temporárias, há uma tendência de se fazer as famosas “gambiarras”. Como resultado, essas práticas resultam em formas precárias de ligações elétricas. Por sua vez, agravam e comprometem a segurança, elevando os riscos de acidentes. 

Por isso, quando olhamos para as ocorrências, é fácil perceber como poderiam ser evitadas. Esse rastreamento ocorre diante de alguns fatores. São eles: o cumprimento das normas e dos procedimentos de segurança. Também ocorre por meio do acesso e do uso de equipamentos adequados e de qualidade.

Segurança no canteiro de obras: o que diz a NR-10?

Bem, para que o canteiro de obras possa ser um lugar mais seguro e para resguardar a vida dos trabalhadores da construção civil, temos a NR-10, a Norma Regulamentadora definida como de Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade. As exigências têm como finalidade normatizar as operações de trabalho em instalações elétricas e, assim, garantir condições mais salubres de trabalho. 

A NR-10 trata, principalmente, da segurança e saúde dos trabalhadores que atuam na área de instalações elétricas, sejam temporárias ou permanentes. Em suas disposições, a NR-10 cita todas as necessidades de segurança, tanto individual, quanto coletiva, que devem ser aplicadas em qualquer trabalho que envolva o uso da eletricidade direta ou indiretamente, inclusive nos canteiros de obras. 

Neste caso, entre as principais alterações introduzidas na NR-10, pela Portaria 261/2018, destacam-se a obrigatoriedade de instalações de dispositivo de segurança Diferencial Residual (DR) e a instalação do Sistema de Proteção contra Descarga Atmosférica (SPDA) nos canteiros de obra.

No entanto, vale destacar que a norma é aplicável a todas as empresas públicas e privadas, independente das atividades, seja construção, montagem, operação, manutenção das instalações elétricas e demais trabalhos realizados em alta, média ou baixa tensão.

Além da NR-10, quando se tratam de instalações elétricas, inclusive as instalações temporárias comuns na construção civil, é preciso seguir também o que estabelece a NR18, Instalações Elétricas, e a NBR 5410, Instalações Elétricas de Baixa Tensão da ABNT. 

O comprometimento por parte dos responsáveis pelo cumprimento das normas é fator decisivo para mitigar os riscos de acidentes e reduzir as estatísticas que mencionamos acima. Como aliado, temos os aparelhos, produtos e equipamentos elétricos que estão de acordo com as normas de segurança estabelecidas. 

Veja a seguir as vantagens e benefícios do uso do robô de quadro elétrico. 

Janus: robô elétrico de quadro customizado para canteiro de obras 

Assim, para atender às demandas de segurança e produtividade da construção civil, a Amperi conta com o quadro de unidade de tomadas combinadas, Janus, da fabricante italiana Palazzoli. Conhecido como robô elétrico, o quadro que pode ser customizado de acordo com a necessidade de cada canteiro de obra, é móvel, conta com proteção IP e dispositivos de bloqueio mecânico, oferecendo mais segurança, praticidade e agilidade à rotina ininterrupta de trabalho nos canteiros de obra. 

O robozinho, moderno e inteligente, tem capacidade para atender obras industriais de médio e grande porte. Além disso, como dissemos, é versátil e sua montagem se adequa de acordo com a necessidade do local, pois cada canteiro de obra se dá em um lugar, sob condições diferentes e com diferentes demandas elétricas. Janus acompanha bem essas variáveis todas e é extremamente resistente, mesmo quando exposto às situações adversas das obras.  

Com o uso de Janus, as empreiteiras cumprem com as normas de segurança elétricas, do trabalho e da prevenção de acidentes, já que o quadro elétrico evita casos como fios expostos, fios sobre água e barro e outras situações que podem gerar acidentes, como arco voltaico. O setor da construção civil também ganha em praticidade, eficiência, agilidade e mobilidade com a ajuda desse robozinho em forma de tomada. 

A seguir, as principais aplicações da Janus:

  • obras móveis e fechadas: indicada para ambientes nos quais há pouco espaço ou em situações nas quais o uso é intenso e em vários locais distintos.
  • obras fixas e abertas: pode ser usada como um quadro de comando elétrico para obras, devido à boa resistência mecânica e ao acabamento em material não corrosivo, resistente às ações do tempo.

Vantagens no uso do quadro elétrico de tomadas Janus:

  • aceita várias configurações de tomadas entre 16 e 63 amperes com possibilidade de montagem com até 8 tomadas industriais comuns ou 4 tomadas com bloqueio mecânico até 32A;
  • possui trilho para disjuntores, DR´s e ainda pode ser montada com trafo rebaixador de 220V para 24V;
  • evita fios expostos e situações que possam gerar arco voltaico;
  • a tampa frontal permite que os operadores acionem facilmente às proteções do quadro em cada momento e em cada tipo de instalação;
  • integra todas as soluções para ser instalado tanto em superfície como em solo, sem necessidade de outros acessórios;
  • sua alça ergonômica permite transporte fácil pelos canteiros de obras;
  • os cones protegem os cabos contra os jatos de água quando o quadro está instalado em superfície;
  • produzido em termoplástico, com grau de proteção IP65, tem material auto-extinguível, resistente ao tempo, aos raios U.V., e que não provoca gotejamento quando exposto ao calor excessivo.

Para finalizar este artigo, ressaltamos que o quadro elétrico de tomadas, Janus, é um robô elétrico inteligente e flexível, aliado da construção civil e capaz de combinar segurança normatizada e produtividade nos canteiros de obras.

Então, para saber mais sobre a solução em tomadas combinadas móveis, entre em contato com o time Amperi e solicite uma demonstração do robozinho Janus

Até o próximo :)

Fontes: CEETO, INBEC, Artigo da Revista de Estudos Acadêmicos Interdisciplinar: A NR-10 na Construção Civil.