Lançar mão de recursos tecnológicos na construção civil, nas instalações elétricas e hidráulicas é garantir melhores condições de segurança e de manutenção e conservação predial. As câmeras termográficas estão entre esses recursos modernos que chegam como ferramentas importantes na prevenção de danos e na detecção de vazamentos e falhas nas estruturas de prédios, espaços públicos e privados. Assim, entre os modelos lançados pela Amperi, dentro da sua Linha Termográfica, está a AMP120 com duas funções de detecção como câmera termográfica: vazamento e falha elétrica. 

Desse modo, a câmera termográfica trata-se de uma ferramenta de medição de temperatura acessível que pode ser amplamente utilizada para diagnósticos de edifícios, inspeções de sistemas de HVAC (Aquecimento, Ventilação e Ar-Condicionado), inspeções de sistemas elétricos e vazamentos de água nos sistemas hidráulicos. Então, para saber mais sobre a importância da detecção de falhas nas construções e instalações e dos benefícios do uso da câmera termográfica, preparamos este artigo. Então, siga a leitura.  

O que é termografia? 

Vamos começar por entender o que a termografia é: uma técnica não invasiva capaz de capturar imagens e determinar a temperatura dos componentes por meio da intensidade da radiação infravermelha que é emitida por eles.

Para que serve a termografia?

O uso da termografia pode servir para:

  • maior confiabilidade em sistemas elétricos e mecânicos;
  • identificar vazamentos de água;
  • detectar vazamentos nos drenos de ar-condicionado;
  • medir a temperatura ou observar padrões diferenciais de distribuição de calor;
  • evitar mais de 80% de acidentes com risco de incêndio na indústria.

O risco das infiltrações nas construções prediais 

Antes de apresentarmos a câmera termográfica AMP120 da Amperi, vamos falar um pouco sobre a questão da infiltração e de como essa manifestação patológica pode causar sérios danos a uma edificação, gerando prejuízos, atrasos e riscos. E, quando não identificada e tratada, a infiltração pode acarretar problemas graves, comprometendo, inclusive, a vida útil da estrutura. 

Por isso, é de suma importância ter em mãos recursos capazes de realizar a identificação da origem do problema de infiltração e, assim, possibilitar uma solução precisa. Vale destacar que uma das principais causas de infiltração em prédios está relacionada à má instalação dos aparelhos de ar condicionado. Neste sentido, o uso da tecnologia da câmera termográfica é uma ferramenta capaz de detectar os problemas nos drenos e, por certo, apontar o local exato para manutenção. 

Ademais, outro aspecto importante, citado no “Estudo de caso de patologias causadas pela umidade face a inexistência de implantação do sistema de impermeabilização nas garagens do 1º e 2º subsolo de um edifício residencial multifamiliar de múltiplos pavimentos em Belém/PA”, é o fato de que “os problemas dentro da construção civil, causados por umidade, podem estar relacionados a até 60% das manifestações patológicas encontradas em edificações em fase de uso e operação e podem levar a prejuízos de caráter econômico, funcional, de desempenho, estéticos e estruturais.”

Além disso, é claro, as infiltrações, como dissemos anteriormente, podem representar risco à segurança e à saúde das pessoas que moram, frequentam ou trabalham no local. 

Como as câmeras termográficas podem colaborar na construção civil?

Bem, diante dos problemas prediais que podem surgir, a aplicação da termografia infravermelha na construção civil pode colaborar desde a avaliação do desempenho e do conforto térmico das edificações até a detecção de manifestações patológicas, como as infiltrações que destacamos acima. Assim, há duas funções de detecção com a câmera termográfica: vazamento e falha elétrica.

O uso da câmera termográfica permite ainda uma análise térmica eficiente dos edifícios e a identificação dos sistemas que os compõem (como estruturais, de vedação e elétrico). Sendo assim, ao lançar mão da tecnologia de termografia, é possível:

  • identificar os elementos das estruturas de concreto armado das edificações;
  • observar possíveis fissuras que aparecem para a câmera térmica, como regiões com variação de aproximadamente 1°C (quando comparadas ao revestimento em que se encontram)
  • detectar umidade na construção civil, antes mesmo que se tornem visíveis a olho nu;
  • identificar problemas em canos entupidos, jogando água morna no ralo e apontando a câmera para o sifão para descobrir o ponto exato;
  • identificar nos sistemas elétricos, onde o ar está resfriando mais, onde há aquecimento no painel e se há vazamento de água em canos na alvenaria, como no caso dos drenos de ar-condicionado.  

Câmera termográfica: vazamento e detecção de elétrica com a AMP120

Falamos até aqui de duas funções da câmera termográfica: vazamento e falha elétrica. Assim, para oferecer tecnologia como aliada da segurança, a Amperi lança sua Linha Termográfica e, entre os modelos, temos a câmera termográfica de entrada AMP120. Trata-se de uma ferramenta de medição de temperatura acessível, amplamente utilizada para diagnósticos de edifícios, inspeções de HVAC e, por certo, inspeções de sistemas elétricos

Assim, seu desempenho é capaz de superar as deficiências dos termômetros infravermelhos de ponto único, além de possibilitar um trabalho mais inteligente, seguro e rápido. As câmeras térmicas da série AMP120 podem exibir dados radiométricos de 10.800 pixels, de forma instantânea, colaborando para a detecção rápida de grandes áreas e para a identificação com precisão de pontos de falha.

Então, entre as características da câmera termográfica para detecção de problemas prediais, destacamos: 

  • inicialização em 1 segundo (inicialize e tenha imagens totalmente radiométricas instantaneamente);
  • alarme de temperatura máxima e mínima em tela cheia. Tela grande de 2,4 polegadas, LCD colorido de 240 x 320 pixels;
  • botões de bom manuseio;
  • design ergonômico;
  • fácil de operar mesmo com luvas;
  • botão de disparo para tirar fotos.

Linha Termográfica Amperi: inovação em imagem térmica 

Além do modelo AMP120, a Amperi oferece dois outros modelos de câmeras termográficas: a AMP210 e a AMP90. Por certo, todos os instrumentos são fáceis de operar e foram desenvolvidos para diagnóstico e detecção de falhas elétricas em instalações industriais e civis. Eles possuem termovisores capazes de prevenir problemas em inspeções de -20°C a 550°C. Ademais, os produtos da Linha Termográfica Amperi contam com estoque e assistência no Brasil, além da garantia de um ano. 

Bem, agora que você conhece mais sobre a tecnologia termográfica, suas aplicações e benefícios para as instalações elétricas, entre em contato com a Amperi e solicite a cotação da câmera termográfica para detecção de falhas elétricas e vazamentos. Por fim, tenha nas mãos a possibilidade de oferecer mais segurança, praticidade e economia na manutenção predial.  

Até o próximo :)

Fontes: Unipar,UFG,Uniceub