Trazemos informações sobre os arcos voltaicos, quais os seus perigos, além direcionamentos de como evitar acidentes seguindo as normas de segurança da NR10

Cuidado, eletricidade! Muito mais do que um alerta em letras garrafais, para a garantia de segurança e prevenção de acidentes nas instalações elétricas industriais, um aspecto é fundamental.

Para esses ambientes, são precisos equipamentos elétricos seguros e fabricados em conformidade com as Normas Regulamentadoras de eletricidade. Entre elas, temos a NR10 que estabelece medidas e práticas para redução de formação de arco elétrico em painéis, tomadas e dispositivos elétricos.

Com o uso de equipamentos padronizados, podemos reduzir o risco de choque elétrico. Além disso, de acidentes com colaboradores.

Quer saber como ter uma instalação elétrica industrial segura, que evita arcos elétricos e segue em conformidade com a NR 10? Então, siga com a leitura deste artigo!

O que é arco elétrico?

Arco elétrico, também chamado de arco voltaico, é definido pela passagem significativa de corrente elétrica, em alta velocidade, por um material normalmente não condutivo, como o ar.

Dessa forma, os arcos elétricos são eventos que podem ocorrer por meio de falhas. Essas são associadas, em geral, a curtos-circuitos. Ademais, à também produzir calor intenso, responsável por causar explosões, ondas de pressão, entre outros efeitos. Em consequência, tais possibilidades representam perigo tanto às pessoas expostas quanto às instalações elétricas.

Neste sentido, o efeito do arco voltaico é proporcional à intensidade da corrente elétrica que passa pelo circuito. Portanto, quanto maior a corrente elétrica, maior será a consequência causada pelo arco. 

Quais os perigos do arco elétrico?

Vamos agora aos riscos da formação do arco elétrico nas instalações industriais.  Por conta da grande quantidade de energia liberada e das altas temperaturas geradas pelo fenômeno, os acidentes com arco elétrico podem resultar em queimaduras graves.

Mas seus efeitos podem ser ainda maiores e de longo prazo, já que, durante sua ocorrência, há liberação de vapores metálicos tóxicos, projeção de metal, luz extremamente intensa e uma onda de pressão devido à expansão do ar. 

Desse modo, pessoas e bens materiais podem ser gravemente afetados pela ocorrência de arco elétrico nas instalações industriais. Portanto, a prevenção de acidentes é fundamental para garantia de segurança e preservação de patrimônio e passa pela escola de equipamentos elétricos certificados e em conformidade com as normas regulamentadoras em eletricidade, como veremos mais adiante. 

Acidentes com eletricidade no Brasil

Quando falamos em arco elétrico, NR10 é um assunto essencial. Porém, antes de apresentar a NR 10 como medida de segurança para evitar situações de arco elétrico e acidentes nas instalações elétricas, vamos destacar os dados sobre acidentes com eletricidade no Brasil.

Segundo estudo da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), divulgado durante a 1ª Conferência sobre a Realidade da Infraestrutura das Instalações Elétricas, em março deste ano, mostrou que, durante todo o ano de 2021, foram registrados 1.579 acidentes com energia elétrica

Somente os choques elétricos foram responsáveis por 674 óbitos, seguidos pela perda de 46 vidas em incêndios por sobrecarga de energia (curto-circuito) e 40 mortes por descargas atmosféricas (raios).

No total, foram 898 acidentes com choque elétrico, uma média de 75 por mês, ou seja: quase três indivíduos são feridos todos os dias, muitos em situações corriqueiras, com baixa tensão. 

Sendo assim, diante dos altos índices de acidentes envolvendo energia elétrica sinalizados pela Abracopel, apostar em equipamentos mais baratos e que não têm dispositivos de segurança pode ser um erro fatal. Portanto, medidas de prevenção não são um exagero.

Portanto, investir em produtos elétricos e soluções que atendam aos padrões de qualidade é investir em proteção. Vamos ver como? 

Arco elétrico, NR10 e como evitar acidentes

Como aliada da segurança nas instalações elétricas, quando falamos de arco elétrico, a NR10, que diz respeito a segurança em instalações e serviços em eletricidade – é uma norma regulamentadora que engloba todas as atividades industriais nas quais existe o contato direto ou indireto com uso da energia elétrica.

Por isso, a NR 10 reúne série de medidas de controle e proteção coletivas e individuais para as zonas controladas NR 10. São os entorno das parte condutora energizada, sem segregação, acessíveis e de dimensões estabelecidas de acordo com o nível de tensão. A aproximação só é permitida aos profissionais que possuem autorização. Ou seja, área com maior risco de choque elétrico. 

Então, entre as medidas de proteção presentes na NR10 estão a desenergização, a sinalização, o uso do sistema de seccionamento automático de alimentação e bloqueio do religamento automático. Além disso, tratam da utilização de EPCs e EPIs. Por fim, destacam medidas de proteção coletivas e individuais, que colaboram para redução de acidentes com arco elétrico.

Painéis elétricos em conformidade com a NR10

Por fim, como solução de equipamento seguro e adequação à NR 10, para proteção contra arco voltaico nas instalações industriais, a Amperi oferece o painel elétrico industrial Energy Box, com bloqueio mecânico, da renomada fabricante italiana Palazzoli, referência global em segurança elétrica, o sistema elétrico ideal do canteiro de obras.

Os quadros de distribuição Palazzoli são adequados para distribuir energia em todas as áreas do canteiro. Com soquetes termoplásticos e termoendurecíveis, são também indicados para condições mais extremas.

O combo contra arco elétrico: Painel elétrico industrial Energy box e a Tomada Tais

Para uma instalação elétrica imune ao arco elétrico, a Amperi tem uma dupla de peso: o painel elétrico industrial Energy Box e a tomada Tais, feita em material termoendurecido, de alto desempenho, com bloqueio mecânico, grau de proteção IP67 e seccionadores.

Benefícios das tomadas da série TAIS:

  • Todos os produtos da série TAIS são em termoendurecido. Tal material não propaga a chama, não produz gases tóxicos e resiste ao tempo e aos agentes químicos.
  • O coração da TAIS é um interruptor-seccionador de categoria AC3-AC23A com corrente nominal que permite a manobra segura de cargas, incluindo as altamente indutivas.
  • A tomada com porta fusível em cerâmica e bloqueio mecânico em aço fixo ao fundo de cada tomada. Ambos são feitos dos melhores materiais para obter a máxima segurança.
  • A chave TAIS é a única patenteada que permite determinar o estado do interruptor incluso à distância. Assim, está pronta para fechar com cadeado em posição 0 e 1.

Sendo assim, a combinação destes equipamentos – painel elétrico Energy Box e tomada TAIS, embutidos de recursos inteligentes – oferece benefícios. Dentre eles estão: maior segurança aos operadores e menos acidentes, como o arco elétrico. 

Como exemplo de uso do painel e da tomada com bloqueio mecânico, podemos pensar na operação elétrica de usinas sucroalcooleiras, que terão risco de choque zero por conta das proteções dos equipamentos: plugue só sai se a tomada estiver na posição desligada e as chaves seccionadoras não abrem arco elétrico. Além disso, o painel e a tomada permitem várias combinações para manutenção de setores produtivos. As combinações variam desde 16, 32 e 63 amperes, e grau de proteção (IP) elevado

Então, agora que você sabe o que é arco elétrico e como evitá-lo em sua instalação elétrica industrial, preservando a vida das pessoas e os espaços, entre em contato com nosso time de especialistas e conheça mais da solução Energy Box. 

Até o próximo! 

Fonte: Revista IPSE Eletrônica e Informática