Por onde passa corrente elétrica, deve passar também a segurança elétrica. Das residenciais às industriais, as instalações elétricas devem ser planejadas de acordo com as normas de regulamentação. Para tratar especificamente das condições necessárias para um certo tipo de circuito elétrico, temos a NBR 5410: instalações elétricas de baixa tensão com a garantia de uma segurança ideal para os operadores, pessoas próximas assim como aos bens materiais. 

Ao optar por um projeto de instalação elétrica normatizado, a indústria agrega benefícios sociais, ambientais e econômicos, como melhor desempenho energético, economia de recursos, redução de acidentes de trabalho e menor despesa com danos e manutenção de aparelhos. Mas como praticar a normatização das instalações elétricas? Como adequar o projeto industrial para que seja seguro e eficiente

Para responder a estas e a outras questões que envolvem a NBR 5410 e a adequação das instalações elétricas de baixa tensão, preparamos este artigo. Acompanhe a leitura e conheça as melhores soluções. 

O que é a NBR 5410?

Em primeiro lugar, vamos explicar o que é a NBR 5410 e qual a sua finalidade. Esta norma foi criada pelo Comitê Brasileiro de Eletricidade (ABNT/CB-03) e pela Comissão de Estudo de Instalações Elétricas de Baixa Tensão (CE–03:064.01) e estabelece as condições que as instalações elétricas de baixa tensão devem seguir, com a finalidade de garantir “a segurança de pessoas e animais, o funcionamento adequado da instalação e a conservação dos bens”. 

A NBR 5410 se aplica às instalações elétricas em:

  • edificações de uso residencial, comercial, público, industrial, de serviços;
  • áreas descobertas das propriedades e externas às edificações; 
  • reboques de acampamento (trailers), locais de acampamento (campings) e marinas;
  • canteiros de obra, feiras, exposições e outras instalações temporárias. 

A norma existe para que seja cumprida de forma criteriosa, pois, somente assim seu objetivo será alcançado. Então, destacamos aqui os princípios fundamentais que compõem a NBR 5410, instalações elétricas de baixa tensão seguras e projetos industriais eficientes

  • Proteção contra choques elétricos 
  • Circulação de correntes de falta 
  • Proteção contra sobretensões 
  • Serviços de segurança 
  • Desligamento de emergência 
  • Proteção contra efeitos térmicos 
  • Seccionamento 
  • Proteção contra sobrecorrentes 
  • Independência da instalação elétrica 
  • Acessibilidade dos componentes 
  • Seleção dos componentes 
  • Prevenção de efeitos danosos ou indesejados 
  • Instalação dos componentes 
  • Verificação da instalação 
  • Qualificação profissional 

Leia também: Entendendo a ABNT NBR-5410 na indústria

O que é baixa tensão?

Então, gora que conhecemos a NBR 5410, vamos entender melhor o que quer dizer instalação elétrica de baixa tensão. Trata-se de um termo em eletricidade usado para identificar as considerações de segurança em um sistema de geração, distribuição e utilização de energia elétrica com base no valor de tensão elétrica utilizado.

Neste sentido, são consideradas tensões superiores a 50 volts em corrente alternada ou 120 volts em corrente contínua e igual ou inferior a 1000 volts em correntes alternadas ou 1500 volts em correntes contínuas, tanto entre fases como entre fase e terra.

Em outras palavras, a NBR 5410 deve ser aplicada:

  • aos circuitos elétricos alimentados sob tensão nominal igual ou inferior a 1000 V em corrente alternada, com frequências inferiores a 400 Hz, ou a 1 500 V em corrente contínua; 
  • aos circuitos elétricos, que não os internos aos equipamentos, funcionando sob uma tensão superior a 1000 V e alimentados através de uma instalação de tensão igual ou inferior a 1000 V em corrente alternada;
  • a toda fiação e a toda linha elétrica que não sejam cobertas pelas normas relativas aos equipamentos de utilização; 
  • às instalações residencial, comercial, público, industrial, de serviços, agropecuário, hortigranjeiro, entre outras, inclusive nas construções no estilo pré-fabricadas;
  • às linhas elétricas fixas de sinal (com exceção dos circuitos internos dos equipamentos).

Adeque seu projeto elétrico com a Amperi

Assim, para que seu projeto industrial esteja dentro da norma e dentro das especificações de segurança, conte com o time Amperi. Nossos especialistas em normatização vão do projeto à manutenção das instalações elétricas, passando pela execução e verificação das ligações e circuitos, com a finalidade de oferecer eficiência energética alinhada à segurança das pessoas e dos bens materiais. 

Ao mesmo tempo, para isso, além do conhecimento específico nas normas e padrões de qualidade, o time Amperi – e a indústria – tem à disposição suprimentos e instrumentos das fabricantes Palazzoli e HT Instruments que são compatíveis e capazes de atender às demandas para instalações de baixa tensão e para normatização das indústrias.

Veja a seguir os principais equipamentos que são aliados na conformidade a NBR 5410:

Neptune: multímetro digital profissional 

Neptune (ou Netuno) é um multímetro portátil digital, compacto e resistente, fabricado pela HT Instruments e adequado a NBR 5410, que realiza testes elétricos de segurança e conta com funções presentes apenas em instrumentos elétricos de primeira linha. Entre suas funcionalidades, podemos destacar:

  • medições rápidas com isolamento de até 1000V;
  • medição de continuidade de condutores de proteção com 200mA;
  • medição de correntes de irrupção, harmônicos e %THD;
  • ampla variedade para medição de corrente TRMS CA, CC, CA + CC e corrente de irrupção, começando de 1mA a 3000A;
  • comparação de cada medição com os limites prescritos pelas diretrizes e fornecimento de um resultado claro OK ou NÃO OK;
  • multímetro com multifunções para verificações de segurança elétrica.

Prático, o Neptune permite que a função desejada seja selecionada por meio de botões com as respectivas ações. Além disso, estão disponíveis gráficos de barras analógicos e retroiluminação

Além disso, o instrumento também está equipado com a função de desligar automático (que pode ser desativada), que permite o desligamento automático do instrumento após 15 minutos da última pressão dos botões de funções ou rotação do selector. 

Assim, o Neptune reúne tecnologia e segurança elétrica em um multímetro portátil, indispensável para a normatização das instalações industriais de baixa tensão e para um sistema elétrico eficiente e adequado. 

Júpiter: multiteste 

Nesse ínterim, outro instrumento elétrico importante para a normatização de instalações industriais é o Multiteste JUPITER – multímetro multifuncional, também fabricado pela HT Instruments, para verificações de segurança elétrica.

Trata-se de um aparelho que revoluciona o mercado de instrumentos portáteis ao ser o primeiro que, de fato, incorpora funções encontradas apenas em sofisticados multitestadores de instalações

Com tecnologia digital, o multiteste é de fácil manuseio, de alta capacidade e capaz de detectar, com apenas uma ponta de prova, todo o tipo de corrente e a sequência de fases, atendendo às exigências da norma brasileira NBR 5410. 

Além disso, entre as funções do Multiteste JUPITER, podemos destacar: 

  • teste de DR e correntes;
  • verificação da tensão de contato e da corrente de curto circuito;
  • teste de resistência do solo sem trip (disparo) em sistemas TT;
  • sequência de fase detectada com apenas uma ponta de prova e impedância, ou seja: Fase-Fase, Fase-Neutro e Fase-Terra;
  • detecção de conexões incorretas nos condutores de proteção.

O Multiteste JUPITER vem ainda acompanhado de acessórios que tornam seu uso mais completo e prático

Ademais, outras duas ferramentas de medição e de testes previstos na NBR 5410, como continuidade, isolação, corrente de curto circuito e disparo de DR, são o verificador de instalações elétricas, Macrotest G3, e o analisador de redes, GSC60

Chave seccionadora para baixa tensão 

Como complemento no uso dos dois modelos de medidores que citamos acima, a Amperi possui a chave seccionadora, à prova de explosão, para baixa tensão, da fabricante Palazzoli, adequada tanto para Zona 2 (gás), quanto para Zonas 21 e 22 (poeira).

Esta chave seccionadora para baixa tensão, da linha Atex, feita em alumínio, possui grau de proteção IP66/67, tensão de trabalho até 500V, correntes de 16A, 25A, 40A e 63A, corrente de curto circuito de 10kA.

Além disso, a chave seccionadora para baixa tensão também conta com parafusos em aço inoxidável e possui certificado pelo INMETRO. O aparelho é ideal para atender os requisitos das zonas 2, 21 e 22, referentes à gás e poeira, sendo inclusive resistente à ferrugem, corrosão, umidade, sol, maresias, ácidos e alcalinos, solventes e soluções de sais. Uma caixa capaz de garantir proteção e resistência às instalações elétricas industriais. 

A Palazzoli, fabricante italiana – com aparelhos adequados às normas brasileiras -, conta ainda com um catálogo completo de tomadas industriais, plugues e outros dispositivos elétricos desenvolvidos para levar segurança e potência para diversos setores da economia.  

Por fim, é fundamental reforçar que é crucial confiar o o planejamento e a execução da normatização das instalações, além do uso dos recursos tecnológicos, somente às pessoas qualificadas. Assim, você pode contar com o conhecimento do time Amperi em relação à norma NBR 5410, ao manuseio dos aparelhos e à operação dos sistemas. 

Então, adeque seu projeto industrial com a gente e tenha um ambiente mais seguro e produtivo para todos! 

Até o próximo ;)

Fonte: USP