Em indústrias e estabelecimentos comerciais de grande porte, o oferecimento de energia elétrica é imprescindível para o funcionamento dos equipamentos, bem como para o fluxo contínuo das dinâmicas produtivas. Mas você já parou para pensar como seria se o oferecimento de energia fosse interrompido sem qualquer tipo de notificação prévia? Sem dúvidas, sua empresa poderia ter sérios prejuízos, seja pela redução da produtividade ou mesmo pela possível danificação das máquinas. Para que situações como esta não venham a acontecer, é importante que a medição da qualidade de energia seja feita regularmente.

O que é a qualidade de energia elétrica (QEE)?

Cada aparelho demanda uma quantidade específica de energia para que possa operar, e a qualidade de energia elétrica corresponde justamente à energia necessária para alimentar máquinas e equipamentos sem que seu funcionamento seja interrompido.

O sistema elétrico ideal é aquele que é capaz de fornecer energia sem grandes variações de amplitude. Isso porque, quanto menor for a variação entre altos e baixos de potência elétrica, maior será a estabilidade de funcionamento daqueles equipamentos que dependem da fonte de energia em questão. E por conta disso, menor será a chance do mesmo apresentar falhas em seu funcionamento.

Por meio da medição da qualidade de energia é possível detectar o nível de distorção harmônica, os desequilíbrios da corrente elétrica, da tensão e até mesmo as variações de frequência do sistema. Todos esses quesitos possuem valores mínimos e máximos de variação estabelecidos pelas normas de segurança.

Como é avaliada a qualidade de energia elétrica?

Para medir a qualidade da energia elétrica, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) estabeleceu três principais fatores que devem ser levados em consideração. São eles a qualidade do produto, que se refere às variações de tensão da corrente elétrica; a qualidade do serviço, que leva em conta a quantidade de interrupções da rede de energia; e por fim, a qualidade do atendimento ao consumidor.

Ou seja, por meio desses fatores é analisado quantas vezes houve a interrupção de energia, a duração dessa interrupção, a ocorrência de piques de energia e as oscilações na variação da frequência. Vale ressaltar que quando o desligamento de energia permanece por mais de três minutos, a empresa tem o direito de ser ressarcida na conta referente ao mês seguinte.

Como realizar a medição?

Há uma série de equipamentos que podem te auxiliar a medir a qualidade de energia. Os alicates amperométricos, por exemplo, são capazes de medir a potência da corrente elétrica, sua frequência, bem como a distorção harmônica por meio de suas pinças. Além disso, podem ainda realizar testes de continuidade da corrente. Há também alicates amperométricos capazes de medir as correntes dispersas.

Além de fazer uso desses aparelhos, algumas ações simples podem contribuir para a conservação dos aparelhos que necessitam da rede elétrica para o seu funcionamento, como por exemplo evitar que todas as máquinas fiquem ligadas à mesma fonte. Isso evitará o desligamento total, no caso de interrupções. Fazer uso de no breaks e sempre ficar atento quanto à proteção da cabine de energia elétrica também são fatores que contribuem para a integridade dos equipamentos como um todo.

Conheça a Amperi

Se você precisa de aparelhos elétricos de alta qualidade, conheça a Amperi. Trabalhamos oferecendo soluções industriais a fim de garantir a segurança do seu empreendimento. Acesse nosso site e conheça nossos produtos!