Geração de energia em grande escala. A força motriz para produção da indústria nacional. A demanda é alta e os segmentos industriais são responsáveis por 30% do consumo final de energia e quase 40% da eletricidade consumida no Brasil. Por certo, necessidade de uma fonte de energia elétrica potente e de alta performance exige o uso de componentes resistentes e seguros nas instalações elétricas, capazes de gerar eficiência energética, tão fundamental à competitividade no mercado.
É fato que, sem a eletricidade, uma parte significativa da cadeia produtiva não poderia operar, gerando atrasos, queda na produtividade e prejuízos. Além disso, quando as instalações elétricas são precárias ou inadequadas, há mais chances de ocorrências de acidentes que causam perdas humanas e materiais. Por isso, no momento da escolha dos componentes elétricos, é fundamental optar por produtos normatizados, que ofereçam segurança às pessoas e às instalações e reflitam em alta produtividade e menos manutenções.
Diante disso, preparamos este artigo que fala sobre a importância e os benefícios dos produtos elétricos normatizados e dos projetos sob medida para sistemas industriais complexos. Então, acompanhe a leitura!
Segurança elétrica como propósito
Para garantir a eficiência energética à indústria nacional, a Amperi – Soluções Industriais – tem como propósito oferecer componentes seguros e eficientes para instalações elétricas e sistemas fotovoltaicos. Assim, a Amperi importa e distribui três renomadas marcas italianas – Palazzoli, HT Instruments e Cembre -, que são mundialmente reconhecidas pela tradição em segurança elétrica.
Além disso, os especialistas da Amperi atuam na adequação elétrica de ambientes industriais de acordo com as normas brasileiras e europeias de segurança, por meio de soluções exclusivas para o setor elétrico nacional. Desse modo, a Amperi tem como expertise desenvolver soluções industriais em conformidade com as normas brasileiras de segurança para instalações industriais, ferroviárias e sistemas fotovoltaicos.
Então, com a Amperi, a indústria conta com:
- operações seguras, com impacto positivo direto na rotina de manutenção elétrica e mecânica.
- equipamentos para instalações fotovoltaicas com altíssima qualidade técnica e desempenho.
- equipe especializada em segurança elétrica industrial para conformidade com ABNT NBR.
- marcas que, de fato, permitem conexões elétricas em geral com customizações e soluções industriais únicas.
Marcas italianas em acordo com as normas brasileiras e com a segurança elétrica
Como dissemos acima, a Amperi importa e distribui três renomadas marcas italianas – Palazzoli, HT Instruments e Cembre. Além disso, os produtos das três fabricantes estão alinhados às normas de segurança elétrica vigentes no Brasil. Conheça um pouco sobre cada uma delas e suas principais soluções:
-
HT Instruments
A HT Instruments é uma fabricante italiana, especializada em instrumentos de medição elétrica e pioneira em analisadores de qualidade de energia para sistemas fotovoltaicos. A linha Especial Solar da HT Instruments possui instrumentos italianos, precursor em performance solar fotovoltaica e, entre as vantagens oferecidas à indústria, podemos destacar:
- Manutenções elétricas rápidas e precisas com instrumentos fáceis de utilizar.
- Análise de energia eficiente na detecção de problemas elétricos para produção de energia de qualidade.
- Facilidade para extrair relatórios e detectar falhas elétricas.
- Segurança e portabilidade com diversas funções em 1 único equipamento, leve e completo.
- Acessórios que possibilitam explorar todas as funcionalidades dos instrumentos HT Instruments, tudo para que a rotina de manutenção elétrica seja otimizada ao máximo.
- Os instrumentos de medição HT Instruments realizam o teste dos painéis solares para comissionamento de energia e cumprimento da ABNT NBR 16274, evitando acidentes e garantindo total performance dos sistemas fotovoltaicos.
-
Palazzoli
Assim como a HT, a Palazzoli é mais uma parceira da Amperi que disponibiliza tecnologia europeia alinhada às normas brasileiras, especialmente da ABNT. A fabricante italiana, especializada em tomadas e plugues industriais, é pioneira na criação de caixas de passagem e aplicação de termoendurecido (fibra injetada) na produção de tomadas.
Com a ampla gama de produtos Palazzoli, nosso time de especialistas também é capaz de realizar combinações customizadas em projetos elétricos industriais, com o objetivo de atender às necessidades específicas de cada segmento, espaço e finalidade. Como resultado, é capaz de assegurar melhores condições de operação aos engenheiros e técnicos dos setores industriais de manutenção.
Entre as aplicações dos materiais elétricos Palazzoli, podemos destacar:
- Ambientes agressivos, que necessitam de proteção e segurança elétrica.
- Operações industriais que necessitam reduzir seus períodos de pausa para manutenções.
- Produções contínuas que exigem resistência, qualidade e isolamento com uso de suprimentos elétricos expostos ao calor e sem riscos de gotejamento.
- Manutenções elétricas que desejam otimizar seus processos para maior produtividade e prevenção de acidentes.
-
Cembre
A Cembre é líder na Europa em conexões elétricas para trilhos e evolui junto com o mercado global na produção automatizada, com eficiência e controle de qualidade. Possui ferramentas mecânicas e hidráulicas e equipamentos para manutenção ferroviária e conectores elétricos.
Assim, mais uma vez, a Amperi, com seu alto conhecimento no campo de conectores elétricos e diante da ampla variedade de produtos, consegue priorizar as necessidades dos clientes e, de forma coletiva, impulsionar uma vantagem competitiva significativa em um mercado global.
Os projetos personalizados, a adequação do projeto às normas, a customização de suprimentos, a combinação de marcas, e o planejamento a médio e longo prazo para substituição de materiais elétricos são diferenciais da Amperi no atendimento à indústria.
Entre os materiais elétricos da Cembre – como terminais, equipamentos e ferramentas à bateria – podemos destacar:
- Impressoras para identificação de cabos para diversas aplicações.
- Manutenção ferroviária com furadeira de trilhos, furadeira de dormentes, tirefonadeira, cortadora de trilhos, conexões elétricas para trilhos e mais.
- Ferramentas mecânicas e hidráulicas para compressão de conectores.
- Conectores e terminais elétricos bimetálicos para crimpagem de cabos.
Normas brasileiras de segurança em eletricidade
Bem, falamos sobre as fabricantes de produtos elétricos parceiras da Amperi e falamos que elas atendem às normas brasileiras de segurança em eletricidade. Mas que normas são essas?
Vamos falar um pouco sobre as principais aqui, mas é preciso compreender que para que a vida humana e os bens materiais sejam preservados, é fundamental que haja uma prática, aplicada de fato, consciente e responsável na prevenção de acidentes.
Segundo o Anuário Estatístico de Acidentes de Origem Elétrica 2021 – ano base de 2020-, da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), foram registrados 691 acidentes fatais com choque elétrico.
Os números são nacionais e, além disso, mostram que, do total, 43% ocorreram na região nordeste do Brasil. A região sudeste teve 17%, seguida pela sul, com 15%; pela norte, com 14%; e o centro-oeste, com 11%.
-
O que é a NR 10?
A NR 10 – Segurança em instalações e serviços em eletricidade – é uma norma robusta que engloba todas as atividades industriais nas quais existe o contato direto ou indireto com uso da energia elétrica. Por isso, a NR 10 traz uma série de medidas de controle e proteção coletivas e individuais.
-
O que é a NR 12 e o que ela diz?
A NR 12 – Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos – fala da garantia da integridade física dos trabalhadores por meio da aplicação de medidas de proteção coletiva, administrativas ou de organização do trabalho e medidas de proteção individual.
-
Do que trata a NR 17?
A NR 17 – Ergonomia – trata de estabelecer, justamente, os parâmetros capazes de permitir a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos colaboradores e colaboradoras. Dessa forma, oferece conforto, segurança, saúde e desempenho eficiente no trabalho.
-
Qual a importância da NR 33?
Garantir a segurança em espaços críticos. Esta é a principal importância da NR 33 – Segurança e saúde nos trabalhos em espaços confinados. Ou seja, trata-se de uma norma específica, voltada para os trabalhos em lugares confinados, que estabelece medidas de prevenção, medidas administrativas, medidas pessoais, capacitação e medidas para situações de emergências.
-
O que é a NBR 5410?
Entre as NBRs em eletricidade, destacamos a NBR 5410, responsável por estabelecer condições essenciais para o funcionamento seguro de uma instalação elétrica de baixa tensão (até 1.000V em tensão alternada e 1.500V em tensão contínua).
Esta norma é aplicada em instalações prediais, públicas, comerciais, industriais e de serviços e, assim, deve seguir como um guia para os operadores. Portanto, a NBR 5410 contém informações importantes que orientam sobre: componentes da instalação; esquema de distribuição de energia e dimensionamentos para áreas distintas; proteção contra choques elétricos; manutenção segura do sistema; qualificação profissional, etc.
Vantagens na compra de material elétrico certificado e de qualidade
Ao conhecer as normas, fica evidente a importância de se optar por componentes elétricos que estejam de acordo com elas, não é mesmo? Além de serem fundamentais na prevenção de acidentes e na proteção de pessoas e bens materiais, o investimento em materiais elétricos, fabricados com insumos de qualidade e dentro dos padrões exigidos, poupam mão de obra, pois exigem menos manutenção e menos reparos.
Por certo, os produtos elétricos alinhados às normas regulamentadoras em segurança, oferecidos pela Amperi, são confiáveis, duráveis, adequados para normatização de projetos elétricos de grande escala, como sistemas elétricos complexos de indústrias, maquinário pesado e produção sob condições críticas, como no caso das indústrias químicas. Então, como exemplo prático, podemos citar os benefícios do uso do material termoendurecido na composição dos produtos voltados às situações elétricas expostas às intempéries.
Ou seja, ao contar com fabricantes de material elétrico deste perfil, a indústria nacional, que demanda por energia em grande escala e possui sistemas complexos, tem ao alcance mais economia, melhor desempenho energético e, consequentemente, maior potencial competitivo.
Para finalizar, agora que você está por dentro do propósito da Amperi em segurança elétrica, das marcas italianas comercializadas e da importância de optar por competentes normatizados e de ter, por certo, um projeto sob medida para suas demandas em eletricidade industrial, agende um bate-papo com um de nossos especialistas. Será um prazer para nós! Te esperamos :)
Até o próximo!